Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Profissionais de saúde denunciam que falta Ivermectina, hidroxicloroquina e outros medicamentos na UPA sul de Palmas
    PALMAS

    Profissionais de saúde denunciam que falta Ivermectina, hidroxicloroquina e outros medicamentos na UPA sul de Palmas

    Por Norte do Tocantins8 de agosto de 2020
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    UPA Sul de Palmas - Foto: Divulgação

    O Ministério Público do Tocantins (MPTO) encaminhou, na quinta-feira, 6, recomendação à secretária de Saúde de Palmas, recomendando que seja sanada uma série de deficiências no atendimento prestado na UPA Sul, referente principalmente ao tratamento da Covid-19. A recomendação é fundamentada em informações prestadas por profissionais de saúde lotados na unidade e por representações feitas à 19ª Promotoria de Justiça da Capital.

    Segundo as informações dos profissionais de saúde, encontram-se em falta diversos medicamentos que precisam ter seu estoque regularizado, sendo eles: Ranitidina, Complexo B, Dramim, Hidralazina, medicamentos para uso em paradas cardiorrespiratórias, Dipirona, Paracetamol, Azitromicina, Ivermectina, Hidroxicloroquina, Alopurinol, Amitriptilina, Fenobarbital, Amoxilina, Permetrina, Doxiciclina, Doxasozina, Cinarizina, Miconazol, Levomepromazina, Clomipramina, Fenitoína, Bromazepam, Biperideno, Budesonida, Dexametasona, Carvedol, Metoprolol, Dexametasona, Metildopa, Levotiroxicina, Gliclazida e antibióticos injetáveis utilizados em pacientes graves de Covid-19. A recomendação diz que os medicamentos sejam adquiridos em conformidade com a demanda local, para que não ocorra um rápido desabastecimento.

    Também estariam em falta testes rápidos para Covid-19, inviabilizando a tomada decisões imediatas pelos profissionais da saúde e levando os pacientes a serem orientados a retornarem para suas casas sem conclusão de diagnóstico. Sobre esse ponto, a Promotoria de Justiça também recomenda que os testes sejam disponibilizados de forma urgente e na quantidade adequada para a demanda local.

    Diversas representações encaminhadas à 19ª Promotoria de Justiça da Capital relatam irregularidades nas escalas de plantões, com ausência de médicos e enfermeiros. Também há relatos de que médicos sem experiência para proceder a intubação de pacientes estão atuando na unidade. Quanto a isso, é recomendada a contratação adicional de profissionais e a oferta de capacitação para o procedimento de intubação.

    Por fim, o promotor de Justiça recomenda à Secretaria Municipal de Saúde que seja providenciada a  pronta internação de pacientes com indicação médica para leitos de UTI, pois há relatos sobre pacientes que se permanecem na UPA, inclusive sem alimentação intravenosa, enquanto precisam de leito de terapia intensiva.

    A recomendação é assinada pelo promotor de Justiça Thiago Ribeiro. A partir do recebimento do documento, a gestão tem prazo de cinco dias para informar as providências adotadas.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorTocantins ultrapassa 31,1 mil casos registrados de covid-19 e mais de 19 mil pacientes recuperados
    Próximo artigo Promotor de justiça do Tocantins falece vítima de covid-19
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Homem é morto a tiros na região sul da Capital

    14 de abril de 2026

    Justiça reduz jornada de servidora de Palmas para cuidar de filho com autismo

    13 de abril de 2026

    Furto em igreja termina com prisão e recuperação de equipamento em Palmas

    8 de abril de 2026

    Prefeitura de Palmas prepara unidades demonstrativas e moderniza Fazendinha Agrícola para a Agrotins 2026

    7 de abril de 2026

    Sob ameaça, mãe e filho conseguem aluguel social por decisão urgente da Justiça

    17 de março de 2026

    Empresa que já operava sem licitação vence contrato bilionário do transporte público de Palmas

    16 de março de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.