Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína

O Município de Araguaína tem o prazo de 10 dias para oferecer a uma criança com Transtorno de Espectro Autista (TEA) acompanhamento com psicólogo, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo. A determinação judicial atende a pedido do Ministério Público Estadual (MPE) em Ação Civil Pública (ACP), na qual é relatado que o tratamento oferecido na rede pública não é satisfatório e que os profissionais envolvidos precisam de treinamento.

Além de beneficiar o caso individual da criança, a decisão também estipula prazo de 90 dias para que o Município estenda o atendimento a outras pessoas em situação similar, disponibilizando equipe multiprofissional e treinamento sistemático dos médicos, além de exames e testes que visem garantir o diagnóstico precoce do TEA. Nos casos em que houver necessidade, deverão ser ofertados medicamentos e terapia nutricional adequada aos pacientes.

O Município deverá, ainda, organizar e estruturar o serviço de saúde da Atenção Básica de forma a torná-lo apto a atender as pessoas com autismo e os seus familiares, de acordo com as diretrizes e orientações do Ministério da Saúde. A prestação do serviço de saúde também deverá ser interligada com a Rede de Atendimento Psicossocial.

Segundo a Promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro, autora da Ação Civil Pública, o autista merece tratamento dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e seu atendimento deve ser regular, contínuo e gratuito. Deve, então, ser oferecida pelo Município uma estrutura de atendimento composta de equipe multiprofissional para garantir o diagnóstico e o controle dos sintomas e problemas que podem ser provocados pelo TEA, cumprindo integralmente o disposto nos artigos 7º, 8º e 9º da Lei Municipal 3.022/2016, de 22 de agosto de 2016, que autorizou a criação da Clínica Escola Mundo Autista.

Na ação, a Promotora de Justiça enfatizou a importância do diagnóstico precoce para minimizar os fatores que potencialmente viriam a dificultar o desenvolvimento da criança portadora do transtorno. Ressaltou que o Ministério da Saúde lançou as Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro Autismo (TEA), documento onde constam as linhas básicas a serem seguidas pelo poder público para melhor atender pessoas com TEA, e que, no mesmo sentido “a Lei 13.438/2017 torna obrigatória a adoção, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de protocolo que estabeleça padrões para a avaliação de riscos para o desenvolvimento psíquico das crianças. Isso porque, quanto mais cedo ocorre o diagnóstico do transtorno, melhor será o desenvolvimento da pessoa com TEA”, frisou Araína Cesárea.

O descumprimento dos prazos expressos na decisão judicial sujeitará o Município ao pagamento de multa diária de R$ 1 mil (caso deixe de disponibilizar atendimento à criança citada) e de R$ 10 mil (caso deixe de atender outras pessoas em situação semelhante).

Comentários do Facebook
Artigo anteriorComarca de Araguaína realiza Ciclo Restaurativo em colégio público
Próximo artigoConstrução de mais vias de acesso deve desafogar trânsito em avenidas de Araguaína