Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais, o Projeto de Lei número 27, de autoria do deputado Eduardo Siqueira Campos (DEM), que assegura às mulheres o direito ao diagnóstico e tratamento contra a Trombofilia na rede pública estadual de saúde. A aprovação aconteceu na tarde desta quinta-feira, 4, na Assembleia Legislativa do Tocantins.

Na proposta, o deputado Eduardo Siqueira Campos destacou a necessidade de as gestantes terem assegurado o direito da gratuidade aos exames clínicos e laboratoriais para a identificação precoce de doença. E ainda, garantir o acesso ao tratamento e aos medicamentos que forem necessários na rede pública de saúde.

“Somente uma mulher, uma mãe, sabe da importância em ter acesso ao diagnóstico e ao tratamento da Trombofilia. Esse Projeto foi sugerido por um grupo de mães, e hoje, esta Casa aprova e garante esse direito a todas as mulheres tocantinenses. É um grande dia para a Assembleia Legislativa”, comemorou o Deputado.

Entenda

A trombofilia desenvolve a trombose e outras alterações em qualquer período da vida, inclusive, durante a gravidez, parto e pós-parto, devido a uma anomalia no sistema de coagulação do corpo. Em alguns casos, a doença só é detectada quando a mãe já perdeu o bebê ou está em final de gestação. Com o diagnóstico realizado nos primeiros meses da gravidez, será possível prevenir complicações no desenvolvimento do bebê.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno Carlesse conta com dois novos auxiliares de primeiro escalão
Próximo artigoSete equipes disputam o Torneio de Verão da ASSECAD neste sábado