Nesta terça-feira (31), profissionais do Hemocentro de Araguaína estiveram no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh) para captar doadores voluntários de medula óssea. O cadastro é feito com pessoas que tenham entre 18 e 35 anos, por meio do preenchimento de ficha e coleta de uma amostra de sangue. Caso seja identificado a compatibilidade, o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) entra em contato com o voluntário para realizar os procedimentos necessários.

A assistente social Jacqueline Cunha explica que a cada 100 mil inscritos no banco do Hemocentro, existe a possibilidade de achar apenas uma pessoa compatível. “É como se você encontrasse uma pessoa 100% compatível geneticamente com você. Então isso é muito raro. Por isso que até para incentivar essa questão foi criada em 2018 uma lei que todo cadastrado em medula óssea, faz com que o doador possa ter isenção em concurso, como forma de fomentar o cadastro”.

Cunha explica que no Tocantins é realizado apenas o cadastro. “Então, após verificar a compatibilidade, é feito alguns testes e com a confirmação, o doador é encaminhado para o Redome organizar o translado para um centro de internação mais próximo do estado, com acompanhante, sem custos. Geralmente, atende casos de leucemia, mas hoje já se sabe que o transplante cura em média 70 doenças relacionadas ao sangue, então consegue abranger aí um grande leque de enfermidades com o transplante”, conclui.

A ação no HDT-UFT foi considerada pelas representantes do hemocentro como um sucesso, pelo expressivo número de cadastros. Os departamentos do hospital envolvidos foram a Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico e o Comitê Transfusional.

Horários de funcionamento do Hemocentro de Araguaína:

Segunda a sexta-feira – de 7h às 18h30; e Sábado- 7h às 12h30

Telefones para agendamento de doação de sangue e cadastro de medula óssea:

(63) 3411-2915 / 2916

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorForagido do Pará por tentar assassinar mulher é preso em Guaraí
Próximo artigoGoverno do Tocantins beneficia famílias do Jardim Taquari com entrega de 451 títulos de imóveis