Pacientes que aguardavam cirurgias eletivas de ligamentos e meniscos, na região do Bico do Papagaio, foram atendidos com procedimentos de artroscopias por vídeo. O atendimento inédito no Sistema Único de Saúde (SUS), na região, é realizado agora, no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAug).

Quatro cirurgias já foram realizadas e mais seis estão previstas para ocorrer nesta semana. “Fica na história o retorno das cirurgias eletivas, principalmente por fazermos as cirurgias de ligamentos e meniscos guiadas por vídeo. Este é um procedimento de alta complexidade que nunca havia sido realizado pelo SUS, na região do Bico do Papagaio”, afirmou a diretora-geral do HRAug, Cristiane Uchoa.

Os procedimentos foram viabilizados por um esforço da Gestão Estadual, em equipar os hospitais sob sua gerência. “Temos trabalhado, por determinação do governador Wanderlei Barbosa, para descentralizar os procedimentos cirúrgicos e, com isso, estamos equipando os hospitais de todo o Estado, para que os pacientes sejam atendidos em sua região de residência e tenham o conforto dos familiares por perto. Isso é mais qualidade de vida para a população, que só este ano já recebeu mais de 4 mil cirurgias eletivas pelo SUS”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva.

Para que as cirurgias ocorram em Augustinópolis, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) encaminhou, ao HRAug, os equipamentos e as Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs) necessárias para as demandas da região.

Na fila da Central Estadual de Regulação, desde 2021, Ivanusia dos Santos Sobreira, moradora de Maurilândia foi uma das pessoas contempladas com os procedimentos e falou a respeito. “Estou tranquila e muito feliz por realizar minha cirurgia aqui mesmo, pois além da fila de espera ainda teria que fazer o procedimento em outra regional, porque meu procedimento não realizava aqui, espero que possam atender todos as pessoas que precisam, pois eu sei o quanto é difícil conviver com esse problema”, afirmou.

Artroscopia

A artroscopia é um procedimento minimamente invasivo que permite investigar o interior de uma articulação usando um aparelho chamado artroscópio, o qual possui uma haste longa, com uma câmera acoplada na ponta.

Comentários do Facebook