Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Vice-governador Wanderlei Barbosa entrega aeronave para Polícia Militar e caminhão tanque para SSP
    TOCANTINS

    Vice-governador Wanderlei Barbosa entrega aeronave para Polícia Militar e caminhão tanque para SSP

    By Norte do Tocantins7 de junho de 2019
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email

    O Governo do Tocantins entregou, na manhã desta quarta-feira, 5, uma aeronave para a  Polícia Militar do Tocantins (PM) e um caminhão tanque para abastecimento de aeronaves para a Companhia Independente de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Segurança Pública do Estado. A solenidade de entrega ocorreu no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas, e contou com a presença do vice-governador do Estado, Wanderley Barbosa, do comandante-geral da PM, coronel Jaizon Veras Barbosa, do secretário de Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, e demais autoridades.

    A aeronave Cessna 210 foi apreendida pela Polícia Federal numa operação em 2015. Devido a seus estado de conservação e performance foi pleiteada por diversos estados, sendo que a proposta do Governo do Tocantins para utilização na segurança pública foi a aceita. O modelo é ideal para grupamentos policiais, sendo um avião versátil com baixo custo de manutenção. O monomotor tem capacidade para transportar seis pessoas e voar em linha reta horizontal acima dos 300 km por hora, detém ainda autonomia de até nove horas de voo ininterrupto, possibilitando execução de operações policiais imediatas e rápido apoio aos locais mais longínquos do Estado.

    A aeronave foi batizada, como é de tradição da aviação, por um arco de água de dois caminhões da Brigada de Combate à Incêndios do aeroporto de Palmas, sendo também abençoada pelo padre Paulo Frade e o pastor Niobey Aier.

    A doação do caminhão tanque-abastecedor, cuja capacidade é de 400 litros, para Companhia Independente de Operações Aéreas, faz parte de um projeto do Governo do Tocantins de reaparelhamento da Secretaria de Segurança Pública. O veículo foi adquirido por meio de recursos do convênio nº 853683/2017, entre os governos federal e estadual. Com essa doação, o Ciopaer terá sua autonomia da aeronave aumentada a fim de suprir as demandas para o fornecimento de combustível, além das sedes que são Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso.

    “Não há outra maneira de combater a criminalidade sem a capacitação e aparelhamento da segurança pública. A aviação de segurança pública tem o foco de trazer mais segurança à sociedade e o governador Carlesse traz essa missão: quer uma polícia aparelhada, rápida, ágil e que a criminalidade seja combatida de maneira eficaz”, reforçou o vice-governador do Estado, Wanderley Barbosa. Agradeceu, ainda, aos que, direta e indiretamente, contribuíram para que o caminhão-tanque fosse adquirido e que ora fortalece a aviação de segurança pública, bem como os que fizeram com que a aeronave doada chegasse ao solo tocantinense. O vice-governador destacou que emendas parlamentares estão sendo direcionadas à segurança pública e, assim, em favor da sociedade tocantinense.

    O comandante geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa, agradeceu ao Governo do Estado pelo fortalecimento da aviação de segurança pública do Tocantins, ao judiciário pela colaboração financeira e estratégica para que a aeronave apreendida fosse revertida à Polícia Militar e à Polícia Militar do Mato Grosso, por meio do piloto tenente-coronel Juliano Chiroli, pelo abnegado esforço para que a aeronave fosse tratada naquele estado, até que viesse ao Tocantins. Agradeceu o esforço realizado pelo major  da Polícia Militar do Tocantins Eduardo Douglas da Silva, desde aspirante, quando buscou aeronave para o Estado, mas que, em gestões anteriores, não foi priorizada, mesmo sendo adquirida por meio de doações do poder judiciário. ” O atual governo, entretanto, não mediu esforços para que esta aeronave fosse adquirida pelo Estado. O planejamento institucional foca sempre a segurança pública com responsabilidade, de maneira estratégica e eficaz, trazendo a sensação de segurança que o Estado busca”, frisou Jaizon Veras.

    Para o secretário de Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, o recebimento de mais uma aeronave e de um caminhão tanque para o abastecimento desta fortalece em muito as ações das polícias. “Neste processo de fortalecimento da segurança, a atuação interinstitucional, a integração entre as forças e o judiciário, bem como o apoio recebido pelo Governo, são fatores preponderantes para que a aviação de segurança pública continue sendo destaque na área da segurança e salvamento”.

    Homenagens

    Durante a solenidade, foram feitas homenagens aos colaboradores beneméritos, autoridades cujo apoio profissional foi essencial para que a aeronave fosse adquirida pelo Estado do Tocantins, sendo eles o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Helvécio de Brito Maio Neto, o juiz de direito Luiz Zilmar dos Santos Pires, o tenente-coronel Juliano Chiroli e o piloto-comandante, Fábio Nalim.

    Segundo o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, a segurança pública exercida de maneira eficiente resulta em um trabalho da justiça também eficiente. “Para o poder judiciário é mais que um dever colaborar com as polícias para que a justiça tenha bons trabalhos no combate às drogas, fortalecendo cada vez mais a segurança do Estado”, reforçou Helvécio de Brito, agradecendo a homenagem recebida.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticlePastor é agredido a golpes de facão no Pará por suposto marido traído
    Next Article 33 pessoas são denunciadas pelo MP por organização criminosa no Sul do Tocantins
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Dorinha marca convenção para o dia 5 de agosto e promete grande mobilização política rumo às eleições de 2026

    21 de julho de 2026

    Policial civil de folga é suspeito de efetuar disparo que matou filho de vereador em praia de Porto Franco

    21 de julho de 2026

    Sisepe entrega carta de propostas dos servidores à pré-candidata ao Governo Professora Dorinha

    20 de julho de 2026

    MPTO denuncia três integrantes de organização criminosa por homicídio e outros crimes em Dianópolis

    17 de julho de 2026

    Sebrae e MPTO firmam acordo para qualificar a gestão pública nos municípios

    17 de julho de 2026

    Justiça bloqueia terrenos vendidos a ex-prefeito por R$ 809; MP diz que ele assinou contrato consigo mesmo

    16 de julho de 2026

    Últimas Notícias

    Convenção de Dorinha: 5 de agosto | 16h no Espaço Cultural, Palmas será o centro da política tocantinense!

    21 de julho de 2026

    Dorinha marca convenção para o dia 5 de agosto e promete grande mobilização política rumo às eleições de 2026

    21 de julho de 2026

    Silvanópolis, Nova Rosalândia e Taipas reforçam apoio ao pré-candidato ao Senado Gaguim e fortalecem projeto no Tocantins

    21 de julho de 2026

    Policial civil de folga é suspeito de efetuar disparo que matou filho de vereador em praia de Porto Franco

    21 de julho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.