O Governo do Tocantins entregou, na manhã desta quarta-feira, 5, uma aeronave para a  Polícia Militar do Tocantins (PM) e um caminhão tanque para abastecimento de aeronaves para a Companhia Independente de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Segurança Pública do Estado. A solenidade de entrega ocorreu no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas, e contou com a presença do vice-governador do Estado, Wanderley Barbosa, do comandante-geral da PM, coronel Jaizon Veras Barbosa, do secretário de Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, e demais autoridades.

A aeronave Cessna 210 foi apreendida pela Polícia Federal numa operação em 2015. Devido a seus estado de conservação e performance foi pleiteada por diversos estados, sendo que a proposta do Governo do Tocantins para utilização na segurança pública foi a aceita. O modelo é ideal para grupamentos policiais, sendo um avião versátil com baixo custo de manutenção. O monomotor tem capacidade para transportar seis pessoas e voar em linha reta horizontal acima dos 300 km por hora, detém ainda autonomia de até nove horas de voo ininterrupto, possibilitando execução de operações policiais imediatas e rápido apoio aos locais mais longínquos do Estado.

A aeronave foi batizada, como é de tradição da aviação, por um arco de água de dois caminhões da Brigada de Combate à Incêndios do aeroporto de Palmas, sendo também abençoada pelo padre Paulo Frade e o pastor Niobey Aier.

A doação do caminhão tanque-abastecedor, cuja capacidade é de 400 litros, para Companhia Independente de Operações Aéreas, faz parte de um projeto do Governo do Tocantins de reaparelhamento da Secretaria de Segurança Pública. O veículo foi adquirido por meio de recursos do convênio nº 853683/2017, entre os governos federal e estadual. Com essa doação, o Ciopaer terá sua autonomia da aeronave aumentada a fim de suprir as demandas para o fornecimento de combustível, além das sedes que são Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso.

“Não há outra maneira de combater a criminalidade sem a capacitação e aparelhamento da segurança pública. A aviação de segurança pública tem o foco de trazer mais segurança à sociedade e o governador Carlesse traz essa missão: quer uma polícia aparelhada, rápida, ágil e que a criminalidade seja combatida de maneira eficaz”, reforçou o vice-governador do Estado, Wanderley Barbosa. Agradeceu, ainda, aos que, direta e indiretamente, contribuíram para que o caminhão-tanque fosse adquirido e que ora fortalece a aviação de segurança pública, bem como os que fizeram com que a aeronave doada chegasse ao solo tocantinense. O vice-governador destacou que emendas parlamentares estão sendo direcionadas à segurança pública e, assim, em favor da sociedade tocantinense.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa, agradeceu ao Governo do Estado pelo fortalecimento da aviação de segurança pública do Tocantins, ao judiciário pela colaboração financeira e estratégica para que a aeronave apreendida fosse revertida à Polícia Militar e à Polícia Militar do Mato Grosso, por meio do piloto tenente-coronel Juliano Chiroli, pelo abnegado esforço para que a aeronave fosse tratada naquele estado, até que viesse ao Tocantins. Agradeceu o esforço realizado pelo major  da Polícia Militar do Tocantins Eduardo Douglas da Silva, desde aspirante, quando buscou aeronave para o Estado, mas que, em gestões anteriores, não foi priorizada, mesmo sendo adquirida por meio de doações do poder judiciário. ” O atual governo, entretanto, não mediu esforços para que esta aeronave fosse adquirida pelo Estado. O planejamento institucional foca sempre a segurança pública com responsabilidade, de maneira estratégica e eficaz, trazendo a sensação de segurança que o Estado busca”, frisou Jaizon Veras.

Para o secretário de Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, o recebimento de mais uma aeronave e de um caminhão tanque para o abastecimento desta fortalece em muito as ações das polícias. “Neste processo de fortalecimento da segurança, a atuação interinstitucional, a integração entre as forças e o judiciário, bem como o apoio recebido pelo Governo, são fatores preponderantes para que a aviação de segurança pública continue sendo destaque na área da segurança e salvamento”.

Homenagens

Durante a solenidade, foram feitas homenagens aos colaboradores beneméritos, autoridades cujo apoio profissional foi essencial para que a aeronave fosse adquirida pelo Estado do Tocantins, sendo eles o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Helvécio de Brito Maio Neto, o juiz de direito Luiz Zilmar dos Santos Pires, o tenente-coronel Juliano Chiroli e o piloto-comandante, Fábio Nalim.

Segundo o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, a segurança pública exercida de maneira eficiente resulta em um trabalho da justiça também eficiente. “Para o poder judiciário é mais que um dever colaborar com as polícias para que a justiça tenha bons trabalhos no combate às drogas, fortalecendo cada vez mais a segurança do Estado”, reforçou Helvécio de Brito, agradecendo a homenagem recebida.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPastor é agredido a golpes de facão no Pará por suposto marido traído
Próximo artigo33 pessoas são denunciadas pelo MP por organização criminosa no Sul do Tocantins