Consultoria Bariatrica / Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou na quinta-feira, 09, 20 consultas para cirurgias bariátricas no Hospital Regional de Araguaína (HRA). O atendimento é uma retomada do serviço e é feito no Centro de Alta Complexidade (CAC)/Ambulatório, para pacientes de Araguaína e região.

A retomada das cirurgias é prioridade da SES-TO que contratou dois cirurgiões do aparelho digestivo, os médicos Thiago Batista de Freitas e José Thiago Carvalho. “Estamos fazendo parte do grupo de cirurgia de obesidade do Estado do Tocantins e viemos para contribuir com a população tentando melhorar a qualidade de vida dos que estão com sobrepeso e obesidade”, disse o médico Thiago Batista.

Segundo a diretora-geral do HRA, Cristiane Uchoa, “vínhamos com a articulação responsável para a oferta contínua dos procedimentos cirúrgicos e acompanhamento médico especializado para os usuários SUS da região norte do Estado. Com total apoio do Governo do Estado por meio da SES-TO, foi possível a contratação dos profissionais médicos especialistas e a aquisição dos materiais, instrumentais e equipamentos necessários para o bom andamento do programa, hoje realizando as triagens dos usuários e logo mais com a realização dos procedimentos cirúrgicos”.

A moradora de Itacajá, Valdene Vilanova Araújo conta que está na fila há três anos. “Será um sonho ser realizado. Vou ter mais comodidade pra você andar e em primeiro lugar, melhorar a autoestima”

O mesmo sentimento é compartilhado por Rayana Martins tem comorbidades e precisa realizar o procedimento. “Tenho 28 anos, tenho tireoide, hipotireoidismo, que é a causa do hipotireoidismo, que causa descontrole dos hormônios, e acredito que a cirurgia bariátrica vai trazer muitos benefícios para mim, não só para a saúde como autoestima”.

“Estou necessitando muito fazer essa cirurgia para reduzir o peso, eu não estou fazendo atividades físicas, tenho problemas de saúde, por isso eu tenho a necessidade de fazer essa cirurgia. Estou ansiosa  e muito feliz pela possibilidade de fazer em breve. Em nome de Jesus, vai dar certo”, completou a professora que mora em Angico, Professora, Elisangela Portilho de Oliveira.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMães servidoras do Palácio Araguaia recebem homenagem antecipada da primeira-dama Karynne Sotero
Próximo artigoLéo Barbosa solicita a iluminação da Ponte da Amizade e a recuperação asfáltica de trechos das rodovias TO-342 e TO-164