Reunião abordou novas abordagens para a linha de cuidado do sobrepeso e obesidade / SES

Focada em oferecer uma melhor qualidade de vida para os tocantinenses a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reuniu-se na última semana, com membros da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) para discutir a elaboração da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade do Estado do Tocantins.

O trabalho tem como objetivo discutir junto a esses representantes a importância do cuidado nos vários pontos de atenção da pessoa com sobrepeso e obesidade, já verificando quais podem ser os possíveis fluxos de atendimento.

A obesidade é uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo. Além de reduzir a qualidade de vida, pode predispor a doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.

Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN-MS/2022) mostram que no Tocantins, a prevalência de obesidade e sobrepeso tem tido um aumento regular nos últimos anos, tendo em 2022, o registro de 28,42% na população adulta.

Segundo a nutricionista da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da SES-TO, Terezinha de Jesus Pinheiro, “devido a essa alta prevalência se faz necessário melhorar a atenção ao cuidado desse agravo na rede estadual de saúde, organizando a linha de cuidado nos vários pontos de atenção. Para isso, o trabalho em conjunto com outras áreas irá colaborar para desenvolvermos ações e bons resultados”.

Novas parcerias

No ano de 2023 o Tocantins foi selecionado, para fazer parte do projeto que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), que tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de estratégias para qualificar e fortalecer as ações de cuidado das pessoas com obesidade no âmbito da Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno do Tocantins inicia segunda etapa do Programa MesaFarta com entregas no AssentamentoCapira, em Luzimangues
Próximo artigoProjeto de Lázaro Botelho obriga uso de tornozeleira eletrônica para agressores enquadrados na Lei Maria da Penha