Foto: Saúde

Servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) estiveram no Hemocentro Coordenador de Palmas para realizar uma doação de sangue. A ‘Coleta Programada’ agendada para esta sexta-feira, 05, tem previsão de reunir 16 servidores da Diretoria de Serviços Administrativos Gerais (DSAG) da SES-TO para participar da ação.

A responsável pelo setor de Captação de Doadores de Palmas, Robéria Fernandes explicou que “a Hemorrede está numa situação muito delicada, os nossos estoques estão muito baixos, por isso ações como essas são de suma importância para a continuidade do atendimento às demandas que chegam até a unidade”.

Um dos doadores é o diretor de Serviços Administrativos Gerais da SES-TO, Ullannes Passos Rios, que explicou o motivo da mobilização entre os servidores. “Entendemos a necessidade de reforçar o estoque de sangue do hemocentro e por isso tivemos a iniciativa de reunir os servidores da DSAG aptos a doar sangue e fazer essa boa ação, estão todos de parabéns pelo ato de ajuda ao próximo. Não poderia deixar de registrar o ótimo acolhimento da equipe do Hemocentro”.

A ação encorajou a servidora da DSAG, Sabrina Matos, a realizar a sua primeira doação. “Confesso que eu tenho muito medo de agulha, mas o incentivo da equipe e saber que poderei ajudar a salvar uma vida me motivou e na realidade foi muito mais tranquilo do que eu podia imaginar, com certeza continuarei doando”, reforçou a servidora.

 Parceria

O Hemocentro em Palmas oferece dois tipos de parceria: a Coleta Programada, nesta ação, o parceiro escolhe uma data ou período para que os doadores da instituição, órgão e/ou empresa possam vir até uma das Unidades do Hemocentro. Outra modalidade são as Coletas Externas, nesta ação é enviado até o local a unidade móvel (ônibus), contudo para realização da ação é necessário um local com sombra para colocar a Unidade Móvel  e estrutura como salas, mesas e cadeiras.

 Quem pode doar

Para fazer a doação, o voluntário precisa estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter dormido bem na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica, ter entre 16 e 69 anos de idade e apresentar um documento oficial com foto. O intervalo mínimo entre uma doação e outra é de dois meses para homens e três meses para mulheres. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, grávidas e mulheres em período de pós-parto não podem doar.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPolícia Civil passa a contar com a primeira Delegacia totalmente digital do Tocantins
Próximo artigoMPTO e MPF realizam audiência para discutir insuficiência de vagas de estágios para acadêmicos de medicina no Estado