“Um dos projetos mais acertados que fiz nestes três mandatos”, enfatizou o deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos), após a aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei que institui a Política Estadual de fornecimento gratuito de medicamentos formulados à base de canabidiol, na última terça-feira, 23, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).
Durante a votação, o parlamentar defendeu a importância da matéria para as famílias que não possuem condições de adquirir o remédio, em razão do seu valor elevado, ou que apenas têm acesso pela via judicial.
“Esses remédios são fundamentais para melhorar a qualidade de vida de pessoas neurodivergentes ou que são acometidas por diversas enfermidades, e eles vão ser fornecidos de forma gratuita. Muitas famílias só tiveram acesso após judicializar e muitas sonham em ter esse medicamento para tratar uma enfermidade. São processos demorados, enquanto a pessoa sofre com dores e outros sintomas tão desgastantes. Hoje é com muito orgulho que eu parto para essa discussão”, disse Barbosa.
Na ocasião, Léo também agradeceu aos colegas deputados pelo apoio e destacou que acredita que a lei será sancionada em breve. “Eu quero apenas agradecer aos pares. Hoje o deputado Valdemar (Republicanos) fez a tramitação junto com os demais pares na Comissão de Saúde, dando a celeridade e a urgência necessária. Acredito que logo o governador Wanderlei (Republicanos), avô de um autista, vai estar sancionando este projeto”, completou.
Uso medicinal
Em diversos países, muitas doenças já são tratadas com terapias à base de cannabis, a exemplo da epilepsia refratária, convulsões, autismo, câncer, depressão, ansiedade, insônia, dependência química, dores crônicas, esquizofrenia, fibromialgia, náuseas, artrite, asma, síndrome de Dravet, síndrome de Tourette, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, esclerose múltipla, glaucoma, estresse, inflamações, Parkinson, Alzheimer, entre outras.
Comentários do Facebook
Artigo anteriorMinistério Público investiga irregularidades em concurso público do Município de Palmeirante
Próximo artigoVicentinho Júnior cobra da ministra Marina Silva celeridade em estudo sobre cavernas em trecho da BR-242