Começa nesta terça-feira (30) o II Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir 2023 – Norte. O evento é realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), com parceria da Fetramaz (Federação das Empresas de Logística, Transporte e Agenciamento de Cargas da Amazônia) e apoio da Fetranorte (Federação das Empresas de Transportes Rodoviários da Região Norte).

Até amanhã, coordenadores regionais do Despoluir e equipes técnicas da Fetramaz e da Fetranorte estarão reunidos na unidade do SEST SENAT de Belém (PA) para passar por reciclagem em Avaliação Veicular Ambiental e da Avaliação da Qualidade do Diesel. Tratam-se de serviços gratuitos oferecidos pelo Despoluir às empresas do setor que buscam aprimorar a inspeção ambiental em veículos movidos a diesel e a análise do combustível contido no tanque de armazenamento das empresas de ônibus e caminhões.

De 2022 até o momento, foram realizadas, só na Região Norte, 36.043 avaliações veiculares ambientais, atendendo a 506 transportadores. Nesse período, o serviço ambiental do Despoluir conseguiu avaliar cerca de 13 mil veículos do ciclo diesel na Região. Desse quantitativo regional, o estado do Pará contabiliza 9.678 aferições veiculares de 216 transportadores. Todo esse atendimento contempla cerca de 1,9 mil ônibus e 2,4 mil caminhões.

Na programação também está prevista visita de campo à Amafibra, empresa que produz substrato com reaproveitamento de resíduos usando fibra de coco como matéria-prima em produtos diversos como para fins automotivos. Organizada pela Fetramaz, a incursão permitirá aos participantes do encontro entender o funcionamento da economia circular, com aplicações no setor de transporte.

Considerado o maior programa ambiental do transporte da iniciativa privada do Brasil, o Despoluir já realizou, de forma gratuita, mais de 4 milhões de avaliações veiculares e 55 mil atendimentos a empresas de transporte e caminhoneiros autônomos no país. Trata-se de uma iniciativa conjunta da CNT e do SEST SENAT, cuja a execução conta com Federações de transporte afiliadas.

As linhas de ação do Despoluir objetivam ganhos como o aumento da eficiência energética dos veículos e contribuem para a melhoria da qualidade do ar e, consequentemente, proporcionam melhores condições de vida aos profissionais do setor, especialmente nos grandes centros urbanos, além de engajar os transportadores em atividades socioambientais.

Somam-se aos resultados do Programa ações educacionais voltadas à conservação do meio ambiente e à diminuição da emissão de poluentes, dando às transportadoras e caminhoneiros um diferencial competitivo, por priorizar o compromisso com práticas sustentáveis que contribuam com a descarbonização do transporte no Brasil.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMissão oficial internacional: Na Estônia, Wanderlei Barbosa busca novas tecnologias para melhorar serviços públicos
Próximo artigoInscrições para o Mais Médicos terminam nesta quarta