Beneficiários do Programa Bolsa Família na Capital, que ainda não fizeram avaliação de saúde, têm até o final de junho para procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF). Em Palmas, 22.033 pessoas recebem o auxílio do Programa, mas até o momento, apenas 28,94% deste público passou pela avaliação de saúde, que é um pré-requisito para o receber benefício. Para não ter o cadastro suspenso ou bloqueado, os beneficiários devem realizar o acompanhamento de saúde.

O procedimento é necessário para crianças de zero a sete anos, gestantes e mulheres de 14 a 44 anos inscritas no benefício. A avaliação é feita duas vezes por ano, e neste primeiro semestre, o prazo se estende até o dia 14 de junho.

A coordenadora dos Programas Estratégicos de Saúde na Atenção Primária, Thallyne dos Santos, explica que durante o acompanhamento os profissionais de saúde observam a periodicidade das consultas de pré-natal, cumprimento do calendário vacinal e o estado nutricional. “Os beneficiários podem procurar uma unidade de saúde mais próxima de casa, levando o cartão do Programa Bolsa Família, caderneta de vacina e de gestante, se for o caso, para a avaliação”, disse ela, explicando que caso o beneficiário mude de endereço é preciso atualizar o cadastro em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Ela lembra que os acompanhamentos irão acontecer de forma escalonada, para que não gerem aglomeração.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPor recomendação da Anvisa, Semus suspende vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidade
Próximo artigoMais sete servidores públicos estaduais sindicalizados ao Sisepe conquistam suas progressões