Com o objetivo de alinhar estratégias das Operações Integradas para garantir o cumprimento dos decretos publicados pelos municípios e pelo Governo do Tocantins para assegurar o distanciamento social e, dessa forma, reduzir a propagação do novo coronavírus (Covid-19), foi realizada na Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO), na manhã desta segunda-feira, 18, reunião com representantes das forças de segurança.

A reunião dirigida pela Superintendência de Segurança Integrada (SSI) da SSP teve participação de representantes do comando da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, da diretoria da Polícia Civil da Capital e do interior, diretoria do Grupo de Operações Tática da Polícia Civil (GOTE), da Superintendência da Inteligência e Estratégia da SSP-TO e da Secretaria de Mobilidade Urbana de Palmas.

O secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, destacou a importância da reunião para alinhar as estratégias e ressaltou que a missão das Forças de Segurança é cumprir com excelência a determinação do governador Mauro Carlesse. “Daí porque o empenho de todos na fiscalização do cumprimento dos decretos”, frisou o Secretário.

Semanais

De acordo com o superintendente de SSI, delegado Marcelo Falcão, a reunião desta segunda-feira teve o objetivo de avaliar as ações que já foram realizadas e alinhar as operações que ainda serão executadas. Ele ressaltou que o papel da SSI é o de fomentar e articular com as Forças de Segurança a realização das ações conjuntas. “Por isso, também a necessidade de realizar encontros que tenham o objetivo de planejar e coordenar as estratégias junto às Forças de Segurança”.

Dessa forma, explica Falcão, as reuniões serão semanais, momento em que serão avaliados os cenários, com o auxílio do setor de inteligência, e programadas novas operações estratégicas. “Vamos atuar de forma mais estratégica, otimizando recursos materiais e humanos, permitindo ainda, que as nossas equipes sejam preservadas”, ressaltou.

No último final de semana, foram realizadas Operações Integradas realizadas nas cidades de Araguaína, Araguatins, Palmeirópolis e Paraíso do Tocantins.

Decreto

O Decreto nº 6.095 foi publicado na última sexta-feira, 15, decretando “lock down” em 33 municípios. Neste sábado, 16, o Governo do Tocantins acrescentou mais duas cidades na listagem – Caseara e Couto Magalhães.

O decreto proíbe a circulação de pessoas nos respectivos municípios, exceto para serviços essenciais, com a apresentação de documento de identificação oficial com foto, sendo obrigatório o uso de máscara de proteção facial; deslocamento a hospitais, supermercados, farmácias ou estabelecimentos cujas atividades se enquadrem como essenciais; comparecimento ao trabalho, desde que no local sejam realizadas atividades consideradas essenciais; também estão proibidas a realização de visitas ou reuniões, públicas ou privadas, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam a mesma residência, independentemente do número de pessoas, além  da realização de atividades religiosas presenciais, facultando-se a ocorrência de modo remoto, virtual.

Para os demais Municípios, continua vigente, dentre outras medidas, a aglomeração de pessoas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJustiça derruba ato da Prefeitura de Palmas que proibia venda e consumo de bebidas alcoólicas
Próximo artigoPGR pede abertura de investigação contra Elder Barbalho por gastar R$ 50 milhões com respiradores defeituosos