Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (7) amplia amplia de forma substancial a quantidade de categorias e pessoas que têm direito a porte de armas no Brasil. São 20 categorias contempladas.

Entre as novidades estão o direito a porte de políticos, advogados que atuam no poder público (como procuradores e defensores), motoristas de veículos de carga, proprietários rurais, jornalistas, conselheiros tutelares, agente socioeducativos, entre outras categorias. Também são contemplados os moradores de propriedades rurais e os proprietários e dirigentes de clubes de tiro.

De acordo com o texto publicado, as categorias listadas não precisarão comprovar “efetiva necessidade” para justificar a solicitação à Polícia Federal. O Estatuto do Desarmamento, de 2003, prevê, porém, que os pedidos precisam ser acompanhados de comprovação de aptidão técnica, capacidade psicológica, ausência de antecedentes criminais e comprovação de necessidade “por exercício de atividade profissional de risco” ou que representem ameaça à integridade física.

Durante a assinatura do decreto, o presidente Bolsonaro disse que não inventou nada nem passou por cima da lei.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEstudantes podem renegociar Fies com Banco do Brasil por aplicativo no celular
Próximo artigoCartório do Bico do Papagaio é alvo da Polícia Civil por confeccionar documentos públicos falsos