Foto: Governo do Tocantins

Em parceria com a Recriar Vida, o Tocantins saiu, mais uma vez, na frente nesta semana, mas desta vez o assunto é trabalho de fortalecimento socioemocional. Isso porque, o estado é o primeiro na federação a ter uma política pública definida de educação socioemocional para as forças de segurança com o lançamento do Projeto Bem Estar em Serviço. Cuidando de quem Cuida, realizado em Palmas, voltado à Corporação dos Bombeiros Militares do estado, nesta segunda-feira, 29 de abril.

O projeto acontece, por meio de acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e o Instituto Recriar Vida, a partir de emenda parlamentar assegurada pelo deputado federal Carlos Gaguim (União Brasil/TO). ”Obrigado ao deputado Gaguim pelo olhar atento às forças de segurança do nosso estado, o primeiro parlamentar a acreditar neste importante projeto”, destacou o diretor do Instituto Recriar Vida, Ricardo Ribeirinha.

Em seguida, Ribeirinha complementou: ”Compreendemos que a saúde mental e a educação socioemocional são pilares fundamentais para o bem-estar integral dos Bombeiros e da Polícia Militar. Ao fortalecer essas competências, não apenas ajudamos os bombeiros a lidar com os desafios do trabalho, mas também contribuímos para a construção de relações mais resilientes e solidária”, enfatizou Ribeirinha.

O lançamento contou com a palestra de José Edir Paixão de Sousa, mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania e bacharel em Direito também pela UFC; tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará – CBMCE, ocasião em que abordou sobre: ”Educação Emocional: estratégias de ação aplicadas ao trabalho em Segurança Pública”. No decorrer projeto, especialistas, mestres e doutores atuarão com diversas ações continuadas quando abordarão sobre ”Reflexões sobre a saúde mental das força de segurança e da comunidade escolar à luz das leis n° 4.352/2024 e a 14.819/2024”, atendendo as duas principais Leis.

“Gostaria de agradecer ao nosso deputado federal Carlos Gaguim pela destinação de verbas para o fortalecimento socioemocional dos profissionais de segurança pública do Tocantins, que se dedicam a situações de emergência, de crises, de riscos e, por isso, precisam ter esse cuidado extra na sua proteção”, destacou o palestrante.

Parceria

Em fevereiro deste ano, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), coronel Peterson Queiroz de Ornelas, e o diretor do Instituto Recriar Vida, Ricardo Ribeirinha, assinaram o termo de parceria para levar projeto de fortalecimento socioemocional aos militares da corporação e seus familiares, bem como a comunidade escolar formada pelos Colégios Esportivos Militares, administrados pelo CBMTO, e as crianças atendidas pelo Projeto Bombeiro Mirim.

O trabalho entre o CBMTO e o Instituto Recriar Vida é inédito e vai atender a uma média de 4.500 pessoas, dos vários estabelecimentos ligados à corporação. Desse volume, uma média de três mil são alunos e professores dos Colégios Militares. O tempo para elaboração, execução e finalização do projeto está previsto para um prazo de seis meses.

Para a Polícia Militar, o lançamento acontece no Auditório do Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins, nesta terça-feira, 30 de abril,  às 9 horas.

Autoridades presentes

Estiveram presentes no lançamento a primeira-dama do estado do Tocantins, Karynne Sotero, madrinha do projeto; o coronel e comandante geral do Corpo de Bombeiros, Peterson Queiroz de  Ornelas; o coronel Edy Paixão, palestrante internacional do Corpo de Bombeiros do estado do Ceará;  coronel Falcão, membro do Instituto Recriar Vidas; Luiz Francisco de Oliveira  promotor  do Ministério Público do Estado do Tocantins.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorBrasil já tem cerca de 20 milhões de pessoas com diabetes
Próximo artigoNova fase da gestão Wanderlei Barbosa começa com importante reunião com secretariado