Palmas-TO
Palmas-TO

A deputada estadual, Valderez Castelo Branco (Progressistas), votou favorável ao decreto de calamidade pública do município de Palmas na sessão plenária desta segunda-feira, 06. Aprovado, o documento possibilita ao poder executivo municipal a suspensão de medidas de ajuste nas contas públicas, para que seja possível aumentar gastos, desde que reconhecido pelo Congresso Nacional. Assim como adquirir bens, serviços e insumos de saúde, destinados ao enfrentamento das emergências de saúde pública, com as respectivas dispensas de licitações, conforme previsão descrita na lei complementar nº. 101/2000, art. 65.

Decretos de calamidade pública de outros 48 municípios também foram debatidos, porém a Casa de Leis aguarda a documentação necessária para dar continuidade à análise. Para Valderez,

Com a aprovação da calamidade será possível manter ou até aumentar o nível de gastos, mesmo que haja queda nas receitas, como é esperado por conta da crise do coronavírus.

Em uma situação de normalidade, a LRF obriga o governo a bloquear gastos em até 30 dias após o final de cada bimestre se houver expectativa de frustração de receita ou aumento de gastos.

No caso de estados e municípios, a decretação do estado de calamidade também permite suspender ajustes no endividamento e no gasto com pessoal quando esses estiverem acima do limite.

Para Valderez, as medidas tomadas pelos agentes públicos tem o objetivo de flexibilizar os recursos para o atendimento da população. “É preciso resguardar nossa gente e trabalhar na prevenção de tragédias e, assim evitar colapso do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, temos atuado todos os dias, no sentido de colaborar com gestores e municípios durante esta crise”, declarou. (Com Eduardo Cucolo)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorVereadora de Palmas mobiliza sociedade para arrecadar mantimentos para pessoas carentes
Próximo artigoVereadores de Lagoa da Confusão solicitam que impostos sejam suspensos por 180 dias, sem juros ou multas