Com o auditório lotado e participação positiva, o grupo Amigos do Palacinho realizou a primeira reunião do projeto que irá dar vida nova ao Palacinho, tombado pelo Estado como governo do recém criado estado do Tocantins, em 1989, na instalação da capital Palmas. A reunião aconteceu nesta terça-feira, 2 com a presença de artistas, representantes do governo do Estado,  associação dos Pioneiros, além de profissionais de diversos setores.

Amigos do Palacinho é a união de pessoas que buscam soluções para o resgate e preservação da história de criação do estado do Tocantins e uma das metas é viabilizar uma gestão eficaz para o Palacinho, em parceria público-privada, para que o local seja um ponto de visitação permanente com acervo histórico, e isso inclui o seu entorno, criando um parque de atração para atividades culturais, esportivas e de lazer, tanto para a população tocantinense quanto para turistas.

Para alcançar esse objetivo, o Amigos do Palacinho definiu a elaboração de amparo legal ao grupo e a criação de dois Conselhos: um Consultivo e um Deliberativo. O grupo marcou a próxima reunião para o dia 14 de maio, na sede do museu.“Nossa preocupação é que o Palacinho, um dos principais cartões postais do Estado, mesmo sendo tombado como museu histórico, está em situação de abandono. Precisamos propiciar a reinserção dele na vida cotidiana da população, preservar os fatos que contam a nossa história e fazer desse local um atrativo bem conservado e com eventos que justifiquem isso”, explicou José Wagner Praxedes, que idealizou e lidera o grupo Amigos do Palacinho.

O arquiteto José Eduardo Rodrigues, um dos primeiros membros do grupo Amigos do Palacinho, valorizou a importância de ouvir a sociedade para definir o futuro do museu, como atividades, restauração e calendário de eventos. “Vamos proporcionar um local que agregue cultura, conhecimento e lazer às pessoas, que isso se torne rotina no Palacinho. É de suma importância abrirmos essa discussão à sociedade”, explicou Eduardo. Ele acrescenta que foi criado um canal de comunicação entre a sociedade e o grupo Amigos do Palacinho pelo endereço eletrônico [email protected].

Atualmente o Palacinho está sob a gestão da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), do governo do Estado. O superintendente de Cultura, Vieira de Melo e a vice-presidente da agência, Mourira Alves Hawat participaram da reunião, assim como o secretário estadual de Comunicação Social, João Neto e o secretário de Infraestrutura do Estado, Renato Assunção, que informou ao grupo que o governador do Estado, Mauro Carlesse determinou total apoio ao Amigos do Palacinho no projeto de reabilitar o museu e o parque do entorno.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorLiminar obriga prefeito de Darcinópolis a reconstruir ponte sobre o Rio Manga
Próximo artigoAmpliação do projeto integrador da pesca artesanal é apresentada a colônias de pescadores do Cantão