Ainda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realizou, na manhã desta quinta-feira, 9, sessão solene para homenagear todas as mulheres do Tocantins. Na solenidade, foi entregue o “Diploma Mulher-Cidadã” para a Sra. Guilhermina Ribeiro da Silva – precursora da arte com o capim dourado – e para outras cinco homenageadas tocantinenses, pelo trabalhos prestados em prol das mulheres:

  • Etelvina Maria Sampaio Felipe – Desembargadora;
  • Maria Auxiliadora Seabra Rezende – Senadora Professora Dorinha;
  • Flávia Roberta Pereira de Oliveira – Capitã da Polícia Militar;
  • Raimunda Nonata Nunes Rodrigues – Artesã e Trabalhadora Rural; e
  • Vanilda Rodrigues Leite Pacine – Empresária do ramo de viagens.

A Prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro usou a tribuna para falar da importância da mulher no desempenho das tarefas e lembrar de duas mulheres importantes para Palmas e para o Tocantins: Dona Aureny Siqueira Campos e Dona Maria Rosa, que se dedicaram, contribuindo para o desenvolvimento desta cidade e ajudando muitas pessoas com seus trabalhos. A prefeita prestou ainda homenagem ao esposo, Deputado Estadual Eduardo Mantoan, dizendo de sua relevância na vida dela. “Agradeço pelo grande homem que você é, por estar representando tão bem o Tocantins na política e por ser o grande companheiro que Deus colocou em minha vida”, elogiou. Cinthia também disse que, em sua gestão, do primeiro ao terceiro escalões e nas diretorias e superintendências, mais de 80% dos servidores são mulheres, referindo-se à valorização da mulher palmense.

Prefeita Cínthia Ribeiro fala às mulheres tocantinenses na Assembleia Legislativa

O que elas disseram

A artesã Raimunda disse: “Eu me sinto muito feliz em estar representando todas as quebradeiras de coco e as artesãs. Tivemos um avanço, apesar de ainda existir discriminação na sociedade. Agradeço todo o carinho”.

A empresária Vanilda Rodrigues falou dos desafios que enfrentou: “Com muita luta e dificuldade, montei minha agência de viagens, e hoje somos referência. A vida nos dá oportunidades; depende de nós mulheres não desistirmos”.

A Senadora Dorinha não pôde comparecer, mas foi representada pela sua chefe de gabinete Juscelene Maria, que frisou a importância de valorizar todas as mulheres tocantinenses. “A vida de uma mulher não é fácil, cada uma precisa muito se dedicar ao seu trabalho; mesmo não tendo muito tempo, ela está ali, cumprindo o seu papel no dia a dia.”

A Desembargadora Etelvina Maria afirmou: “Temos que valorizar cada mulher”.

A Capitã da Polícia Militar Flávia Roberta disse sentir-se privilegiada por comandar a Patrulha Maria da Penha. “A mulher precisa de respeito. A violência contra a mulher precisa acabar. As mulheres precisam aprender a denunciar”, recomendou a capitã.

A sessão foi marcada pela presença de várias autoridades, na composição da mesa: Prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro; Defensora Pública Estellamaris Postal; Secretária dos Povos Originários e Tradicionais Narubia Werrería; Secretária da Mulher Berenice de Fátima Barbosa; Desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe; Fernanda Fernandes, representando a OAB/TO; Prefeita de Monte Santo e Vice-presidente da ATM, Enfermeira Nezita Martins; Vice-governador Laurez Moreira; as deputadas Cláudia Lelis, Vanda Monteiro e Janad Valcari, que conduziu a sessão solene. Na ocasião, estiveram presentes, ainda, deputados estaduais, várias autoridades locais, além de vereadoras, empresárias e demais pessoas da sociedade.

Narubia Werrería falou sobre discriminação das mulheres originárias e quilombolas. “O Dia Internacional da Mulher é uma data em que se presta um reconhecimento à luta das mulheres ao longo do tempo. No Tocantins, temos a primeira brigada de mulheres indígenas, a nível de Brasil”, pontuou. Ela também disse que o assédio é um dos grandes males que afligem as mulheres, e nos povos originários não é diferente. “Todas as mulheres sofrem assédio, de uma forma ou de outra, desde criança”, reclamou.

Muitas homenagens às mulheres do Tocantins

Diploma Mulher-Cidadã para Guilhermina Ribeiro da Silva

Guilhermina Ribeiro da Silva, Dona Miúda (1928-2010) foi uma personalidade ímpar na comunidade do Mumbuca, povoado de Mateiros, no Jalapão, leste do Tocantins. Uma das matriarcas do povoado, precursora da arte de trabalhar com o capim dourado, Dona Miúda herdou este talento da sua mãe, que, por sua vez, o havia herdado da sua avó.

A Diretora Executiva da Rádio Jovem FM e do portal Rede Jovem News, Polyanna Marques Teixeira, prestigiou o evento como convidada especial. Em nome da emissora e do portal RJN, ela agradeceu o presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Amélio Cayres, pelo convite e parabenizou todas as mulheres do Tocantins, em nome da Secretária Estadual da Mulher Berenice Barbosa, que, na véspera do Dia da Mulher, visitou a redação do portal RJN. “Nós mulheres desenvolvemos um papel fundamental como mães, esposas, empresárias, donas de casas e, sobretudo, como mulher; além de tudo, somos fortes para, no dia a dia, conquistar nosso espaço na sociedade, buscando a garantia dos nossos direitos”, destacou a empresária.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorHomem é preso por ameaçar e agredir a própria mãe
Próximo artigoCom articulação de Vicentinho Jr. municípios tocantinenses recebem mais de R$30 mi em recursos extraorçamentários