O deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos), esteve nesta quarta-feira, 08, em Colinas do Tocantins para conhecer a estrutura e o trabalho desenvolvido pelo Centro Especializado de Reabilitação II (CER II) juntamente com a APAE , e para debater políticas públicas voltadas à pessoas com deficiências nos municípios de Colinas, Guaraí e região.

Na ocasião, Barbosa ressaltou que buscará a implantação de uma unidade do CER e de um Núcleo de Atendimento para Autistas em Guaraí. Para isso, o parlamentar disse que articulará parcerias entre o Governo estadual, por intermédio da Superintendência da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência; Governo Federal, por intermédio da senadora Professora Dorinha (União) e do Ministério da Saúde; e dos municípios, em parceria com as prefeituras.

“A gente fica muito feliz com o trabalho que vem sendo desenvolvido em prol das pessoas com deficiência aqui, mas ao mesmo tempo nos chama a atenção o tamanho da demanda. Por isso, vamos unir esforços, fazer reuniões e nos empenharmos para levar o CER para Guaraí e outras regiões do estado também. Nós sabemos que Guaraí é um município importante, com capacidade de ter projetos dessa natureza e também de absorver a demanda de municípios como Pedro Afonso, Recursolândia e Colmeia”, disse Léo.

Léo também reforçou o compromisso de continuar lutando pela causa. “A pauta da pessoa com deficiência vai ser uma tônica do nosso mandato, da Secretaria da Saúde e da Educação do Governo do Estado. Quero reforçar o meu compromisso com a pessoa com deficiência e com os nossos CERs. Que nós possamos multiplicar esses postos de atendimentos para fortalecer a rede de atenção especializada”, destacou Léo.

Durante a visita estiveram presentes o prefeito de Colinas José Carlos Casarin, a prefeita de Guaraí Fátima Coelho, a superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência Rosa Helena Ambrósio, o diretor técnico do CER em Colinas Luiz Vieira, o secretário da saúde de Guaraí Wellington Sousa e do vereador Miqueias de Guaraí.

CER II

Em Colinas, a unidade do CER é vinculada a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), habilitada junto ao Ministério da Saúde, e realiza mais de setecentos atendimentos mensais à pessoas com deficiência auditiva e intelectual, sendo que nesta última modalidade incluem-se pessoas do Espectro Autista.

Os serviços ofertados são realizados pela equipe multidisciplinar composta por profissionais de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Otorrinolaringologia, Psiquiatria, Musicoterapia, Serviço Social e Nutrição. Os atendimentos englobam avaliação e diagnóstico, acompanhamento e a concessão de próteses auditivas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorProcurador de Justiça do Tocantins será velado na Casa de Maria, em Palmas
Próximo artigoForagido por matar uma mulher e seus dois filhos em Goiás é preso pela Polícia Civil