A Frente Nacional de Prefeitos criou hoje (22) um consórcio nacional para a aquisição de vacinas contra a Covid-19. O grupo, que ganhou o nome “Conectar”, foi instituído por meio de uma assembleia virtual.O objetivo é reunir diversas prefeituras para negociar a aquisição de lotes de vacinas contra a Covid-19 no mercado internacional e insumos utilizados no atendimento de pacientes infectados com o novo coronavírus. Com a criação hoje, o consórcio vai iniciar as tratativas com farmacêuticas e empresas fornecedoras de insumos.

Até o momento, 2.599 prefeituras manifestaram interesse na iniciativa. Mas a legislação brasileira exige que os municípios aprovem uma lei específica sobre o tema. Até o momento, 1.731 cidades formalizaram a norma municipal.

O consórcio vem sendo construído pela Frente Nacional de Prefeitos desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a possibilidade da compra de insumos e vacinas por estados e municípios.

“Estamos indo além das nossas obrigações. Nossa obrigação é fazer aplicação da vacina. Mas diante da inércia e da dificuldade de chegar as vacinas aos municípios, nós nos unimos”, explicou o presidente da Frente, Jonas Donizette. (Agência Brasil)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMinistério da Saúde amplia público para vacinação contra HPV
Próximo artigoGovernador Mauro Carlesse determina trabalho remoto para servidores públicos estaduais por duas semanas