Vacinação contra covid/Foto: Rodrigo Nunes

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) aderiu ao movimento “Unidos pela Vacina” no Tocantins. A adesão ocorreu durante uma reunião virtual com a presença do presidente da  Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Joseph Madeira, do secretário executivo da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jailton Bezerra, da representante do Grupo “Mulheres pelo Brasil” em Palmas, Valéria Mota, e de técnicos do Conselho.

Na ocasião, o Presidente do COSEMS-TO, Rondinelly da Silva e Souza, agradeceu o convite para se unir ao movimento. Ele também colocou toda a equipe técnica do Conselho à disposição para realizar o levantamento de informações necessárias, com o objetivo final de auxiliar as secretarias de saúde municipais.

“Estamos passando por um momento muito difícil e sabemos que a união de forças é importante para que possamos alcançar nossos objetivos. Toda e qualquer ação que venha a beneficiar o trabalho dos nossos Secretários e Secretárias de Saúde do Tocantins terá o apoio do nosso Conselho. Contem com a gente para ajudar no que estiver ao nosso alcance”, declarou.

Para o presente da Acipa, Joseph Madeira, a vinda do COSEMS-TO mostra a força do movimento.

“A Acipa está consciente do seu papel na defesa do interesse dos empresários. Por isso, como sempre fez durante todo o período de pandemia, se posiciona agora em favor da vacinação para todos o mais rápido possível.  Essa soma de propósitos trará frutos para toda a sociedade. Hoje a imunização é o caminho mais seguro para a retomada das nossas vidas”, disse.

O COSEMS-TO é a entidade que possui a maior rede de comunicação junto às Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins. Atualmente existem oito regiões de saúde no Estado: Bico do Papagaio, Médio Norte, Cerrado Tocantins Araguaia, Capim Dourado, Amor Perfeito, Cantão, Sudeste e Ilha do Bananal. Para uma melhor efetividade dos trabalhos junto aos municípios, o Conselho coordena um grupo de apoiadores que estão divididos para atender, respectivamente, cada uma dessas regiões.

“Temos contato direto com os Gestores de Saúde e damos total suporte em todas as questões que são necessárias. Um trabalho que fortalece não só as Gestões, mas o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que é uma das nossas prioridades”, explicou a diretora de Comunicação do COSEMS-TO, Mariana Coelho, que também é secretária de Saúde de Dueré. Também participou da reunião a Diretora Administrativa do COSEMS e Secretária de Saúde de Sítio Novo, Dora Farias.

Questionário

O questionário aplicado às prefeituras, normalmente a quem responde pela Secretaria Municipal de Saúde, visa levantar dados precisos acerca das condições estruturais de cada estado, cidade e município para receber as vacinas. A partir dessas informações, um plano de ação será traçado para cada realidade.

Sobre o “Unidos pela Vacina”

Idealizado e criado pela empresária Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, a criação do Unidos Pela Vacina, movimento que quer facilitar a distribuição do imunizante contra a Covid-19 para todos os brasileiros até setembro. A ideia é usar a influência dos empresários envolvidos no projeto para resolver problemas como falta de insumos para produção de vacinas, seringas e agulhas ou dificuldade de transporte dos imunizantes.

Além do time de empresários, que conta com nomes como Walter Schalka, CEO da Suzano, e Paulo Kakinoff, presidente da Gol, a ação também une forças com as 75 mil voluntárias do Grupo Mulheres do Brasil, que potencializam suas vozes unindo-se a entidades como o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAnvisa libera antiviral para tratar Covid-19 e dá registro definitivo para vacina de Oxford
Próximo artigoDamaso vota a favor da PEC que retoma o auxílio emergencial