A aluna da oficina de amamentação, Mayana Rodrigues de Almeida, recebeu orientações sobre aleitamento materno. Arquivo pessoal.

Na hora do parto e nos cuidados com um bebê, a preparação proporciona segurança e qualidade. Pensando nisso, o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), oferece capacitações gratuitas todos os meses, para gestantes e acompanhantes de todo o Estado. O curso de preparação para o parto; oficina de amamentação e pré-natal psicológico são coordenados pela Equipe Matricial de Humanização da unidade hospitalar e realizados online, no aplicativo Zoom.  Para agendar e saber as datas iniciais, os interessados devem ligar no número 3218-7790.

A gestante Mayana Rodrigues de Almeida participou da oficina de amamentação em janeiro de 2024, e contou sobre a experiência. “Considerando que o principal item do enxoval é a informação, o curso foi uma das etapas essenciais no meu pré-natal. Sou mãe de um rapaz de 14 anos e infelizmente tive uma experiência negativa em relação ao aleitamento materno. A metodologia do curso promoveu um espaço acolhedor de trocas entre gestantes e facilitadoras, que trouxeram várias recomendações baseadas em evidências e desmistificaram muitas falácias que estão no âmbito do senso comum. Saí do curso me sentindo mais segura e tranquila, logo após fiz uma visita com meu esposo ao banco de leite humano do hospital”.

Cursos

No curso de preparação para o parto, as gestantes serão orientadas sobre cada uma das fases da gravidez. Na oficina de amamentação, será trabalhado sobre a importância do aleitamento materno e os métodos eficientes. Já o pré-natal psicológico, é voltado para o acompanhamento e promoção da saúde mental das gestantes.

A psicóloga da Equipe Matricial de Humanização do (HMDR), Fabiana Fleury Curado, falou sobre o pré-natal psicológico. “É importante para que as gestantes e casais gestantes possam lidar de forma mais saudável com as mudanças trazidas pela gestação. O objetivo deste trabalho é que as gestantes e casais grávidos possam desenvolver atitudes de enfrentamento aos fatores estressores durante a gestação, parto e pós-parto, favorecimento de recursos emocionais para lidar com as mudanças que estas fases trazem”.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno do Tocantins prorroga prazo para recadastramento dos beneficiários das unidades da Casa do Estudante
Próximo artigoPreso homem suspeito de desviar grãos que causou prejuízos milionários no Tocantins