Equipes de saúde atendendo indígenas na Ilha do Bananal /Foto: Divulgação

Um surto de Covid-19 está sendo registrado entre os indígenas da aldeia Santa Isabel, localizada na Ilha do Bananal. Segundo o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), nesta quarta-feira (5), após uma testagem em massa, foram registrados cerca de 60 casos positivos. O cacique Sansão Karajá informou que equipes de saúde continuam no local e nesta quinta-feira (6) o número de indígenas infectados subiu para 70.

A aldeia Santa Isabel é uma das mais populosas da Ilha do Bananal, com mais de 900 indígenas. As equipes de saúde que estão no local são do DSEI. O órgão não informou quantas pessoas foram testadas, mas, segundo o cacique, menos da metade dos moradores fizeram o exame.

Por telefone, um servidor afirmou que a situação está controlada e que os indígenas estão sendo vacinados e assistidos por uma equipe multidisciplinar da Funai e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

O cacique disse não há casos graves entre as famílias. O líder informou que cerca de 80% dos indígenas da aldeia Santa Isabel receberam a 1ª e 2ª dose da vacina contra o coronavírus. Segundo ele também há vacinados entre as pessoas que estão doentes.

Apesar de estar dentro do território de Lagoa da Confusão (TO), a cidade mais próxima da aldeia é São Félix do Araguaia (MT), onde também foi verificado um alto índice de Covid e gripe. Segundo o cacique, São Felix do Araguaia é uma cidade onde as pessoas da aldeia vão para fazer compras e resolver pendências.

Ele informou também que teve um grande evento lá na semana passada, que contou com a participação dos indígenas da Ilha do Bananal, e seria um dos motivos do vírus ter se espalhando na aldeia.

O prefeito de Lagoa da Confusão, Thiago Soares (DEM), informou que soube dos casos através de um morador da região, mas que aguarda informações oficiais a respeito dos diagnósticos.

O gestor explicou que duas aldeias da Ilha do Bananal, a Santa Izabel e a Fontoura, fazem parte do município, mas ressaltou que o acesso à região é difícil nessa época por causa das cheias dos rios.

O prefeito disse que equipes estão a caminho da região para entregar cestas básicas enviadas pelo governo estadual e dar assistência aos povos. (G1)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPrefeito de Araguaína Wagner Rodrigues busca ideias de gestão com prefeita de Gurupi que também ouve experiências do gestor  
Próximo artigoBandido com vasta ficha criminal atacava e espancava vítimas em Araguaína para roubar