O Tocantins receberá do Ministério da Saúde recurso de R$ 1.370.442,00, conforme Portaria 3.276/2013, que regulamenta o incentivo financeiro de custeio às ações de vigilância, prevenção e controle das DST, Aids e hepatites virais. O repasse financeiro será feito pelo Ministério por meio do Fundo Nacional de Saúde aos fundos estaduais e municipais, dividido em 12 parcelas.

O incentivo tem o objetivo garantir a manutenção das ações de vigilância, prevenção e controle das DST, aids e hepatites virais incluindo-se o apoio às organizações da sociedade civil, a manutenção e estímulo à criação de Casas de Apoio para pessoas vivendo com VHI/Aids e a aquisição de fórmula infantil (leite especial para crianças menores de 6 meses de idade) para crianças verticalmente expostas ao HIV.

Em 2013, o governo do Estado realizou capacitações para os profissionais de saúde do Estado, como cursos de teste rápido, triagem sífilis e hepatite, visitas técnicas aos municípios tocantinenses e reuniões regionalizadas com profissionais responsáveis pelo programa de DST Aids e hepatites virais das secretarias municipais de saúde, ampliação da oferta de preservativos e testes diagnósticos de HIV dentre outras ações.

Neste ano, de acordo com área técnica das DSTs, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde ( Sesau) serão realizados cursos para os profissionais de saúde da rede voltados a:

• Ampliação das ações de prevenção das DST, Aids e hepatites virais

• Fortalecimento das ações de prevenção voltadas às populações mais vulneráveis junto a organizações não governamentais.

• Parcerias com Instituições de Ensino, pesquisa e extensão;

• Melhoria da vigilância dos casos de DST, HIV/Aids e hepatites virais;

• Ampliação do diagnóstico do HIV, sífilis e hepatites virais;

• Melhoria da atenção (diagnóstico, tratamento e acompanhamento) aos portadores de DST, pessoas vivendo com HIV/Aids e portadores de hepatites virais.

Dados

De acordo com dados do Sinan/MS (Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde), de 2007 a 2012 foram registrados 703 novos casos de HIV no Tocantins. Esses números referem-se a pessoas maiores de 13 anos de idade que acessaram a Rede SUS, entretanto é possível que existam mais pessoas vivendo com a doença e que não foram cadastradas na rede.

Para diminuir essa subnotificação, a Sesau realiza durante todo o ano capacitações para profissionais da rede básica de saúde para que sejam ofertados estes testes rápidos também nas unidades básicas dos municípios.

O Tocantins possui agora mais 108 profissionais habilitados a realizar testes rápidos para diagnóstico de HIV e Triagem para Sífilis. A informação é da Coordenação de DST/AIDS da Secretaria da Saúde, que realizou entre os meses de setembro a novembro de 2013 uma capacitação para certificar os técnicos dos municípios. Ao todo, 86 municípios tiveram profissionais capacitados e já estão retirando seus kits para realização dos testes.

 

Comentários do Facebook
Artigo anterior80 servidores do “É Pra Já” de Araguaína cruzam os braços em protesto
Próximo artigoJovem de 15 anos diz estar grávida de Cristo e família acredita; pastor é preso