Iris Rezende recebe título de cidadão Palmense

Atual prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB) foi homenageado pela Câmara de Palmas durante sessão especial realizada na manhã desta quinta-feira, 30. Na ocasião, Iris recebeu o Título de Cidadão Palmense, homenagem outorgada pela Casa de Leis.

Autor do projeto de lei que concedeu o título, o vereador Diogo Fernandes destacou a trajetória política de Iris Rezende, que já ocupou o cargo de deputado estadual, governador do Goiás e senador da República. Foi uma inspiração para eu ingressar na política, sempre foi motivo de inspiração para nossa família. Hoje em Palmas é um dia glorioso por que estamos recebendo na Câmara alguém em quem podemos nos espelharmos, que faz parte da história do nosso Tocantins, destacou.

O título que hoje concedemos é o reconhecimento de sua brava dedicação, dando provas de que sempre esteve à altura do que lhe fora confiado. Por isso, quero de público render minha homenagem a essa figura ilustre. Que esse ato sirva não só de orgulho, como de motivo para que ele possa, apesar da idade, continuar amando e se dedicando ainda mais ao que faz. Disse o presidente da Câmara de Palmas, José do Lago Folha Filho.

Marcelo Miranda ressaltou a participação de Iris Rezende e a importância da solenidade. Muito obrigado por que Goiás nos deu a grande oportunidade naquela época de discutir, de sonhar que poderíamos participar de processo democrático e discutir o projeto de um novo Brasil. O momento é de nos unirmos e ouvirmos os que querem participar do processo de desenvolvimento do nosso país. O senhor chega em um bom momento, para mostrar que a idade não é empecilho para ninguém prosseguir em qualquer projeto político e social. Essa Casa proporcionou um dos momentos que ficará registrado na história do Tocantins, enfatizou.

O outro lado

A história política da criação do Estado do Tocantins, antigo ‘curral de votos’ de Goiás, tem outra versão, Iris Rezende era contrário ao desmembramento, à época, Rezende era Ministro do então presidente da república José Sarney que também era contra a criação do Tocantins.

Iris Rezende gladiava diretamente com Henrique Santillo que era a favor da criação do estado. A história é exatamente essa e os veteranos sabem bem dela, se dependesse de Iris Rezende até hoje o atual território tocantinense ainda seria o norte de Goiás, o curral de votos.

Talvez tenha sido essa separação que impede até hoje de Rezende sonhar em voltar a ser governador do Goiás, já que ele tem emplacado seguidas derrotas no estado goiano, sem o curral de votos as coisas ficaram mais difíceis para o velho coronel de Goiás.

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.