Abertura vacinação contra febre aftosa
Abertura vacinação contra febre aftosa
Abertura vacinação contra febre aftosa

Foi lançada oficialmente na manhã deste sábado, 5, a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, na Fazenda Camarinha, no município de Jaú do Tocantins, a 384 quilômetros de Palmas. O governador Marcelo Miranda esteve presente, e durante o evento entregou sete novos veículos e equipamentos para a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

O governador Marcelo Miranda destacou a importância do controle sanitário do Tocantins para o crescimento econômico. “A sanidade do nosso rebanho é fundamental para o fortalecimento da nossa economia, pois o agronegócio é o carro chefe do PIB tocantinense,” disse o governador, acrescentando que a campanha contra aftosa é feita com a contribuição do governo do estado e dos produtores rurais envolvidos na cadeia produtiva.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo, disse que a segunda etapa da campanha fecha o calendário anual de vacinação contra a doença e assegura o controle sanitário do rebanho tocantinense. “Ao lançarmos mais esta etapa da campanha reforçamos o apoio do governo à agropecuária, que é o setor mais forte e produtivo da nossa economia. Nossa expectativa é que sejam vacinados cerca de 4 milhões de bovídeos, entre 0 a 24 meses de idade declarados em maio, por isso contamos mais uma vez com a parceria dos produtores rurais,” pontuou.

A fazenda Agropecuária Camarinha que sediou o evento é uma das propriedades do município de Jaú do Tocantins, que é referência na criação de bovinos de corte no sistema de confinamento. O proprietário José Paulo Carreira agradeceu a presença de todos e disse foi uma honra sediar um evento tão importante para o controle da aftosa e que visa fortalecer a cadeia produtiva da pecuária da região.

O prefeito de Jaú do Tocantins, Onassys Moreira Costa, também destacou a valorização da pecuária do município com o lançamento da campanha. “Isso mostra a força do agronegócio em nossa região que é responsável pela geração de emprego e renda”, disse ele.

O evento contou ainda com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Clemente Barros, do chefe da Casa Militar, Coronel Raimundo Bonfim, prefeitos da região, ex-prefeitos, prefeitos eleitos no último pleito e produtores rurais.

Entrega de veículos e equipamentos

Por meio de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no valor de R$ 2,1 milhões, sendo que R$ 105,7 mil de contrapartida do governo do Estado, o governador Marcelo Miranda entregou sete veículos novos às regionais da Adapec  de Formoso do Araguaia, Paraíso, Colinas, Araguaína, Araguatins e Gurupi. Os veículos darão suporte às ações de defesa agropecuária. Foram entregues também materiais de consumo como pneus, garrafas térmicas, caixas de papel A4, termômetro digital, entre outros.

O superintende Federal da Agricultura no Tocantins, Rodrigo Guerra, disse que a entrega dos veículos e equipamentos é um investimento que o governo federal e o governo estadual estão realizando na defesa sanitária, no intuito de manter o status sanitário e buscar até o ano de 2020 o status de zona livre da aftosa sem vacinação.

Campanha

A campanha de vacinação contra febre aftosa teve início no dia 1º de novembro e segue até o dia 30. Os produtores rurais devem vacinar os bovídeos (bovinos e bubalinos) de 0 a 24 meses de idade declarados em maio passado, e declarar a vacinação dos animais junto à Adapec, em até 10 dias após a aquisição da vacina. Vale ressaltar que mesmo os produtores rurais que não têm animais nesta faixa etária deverão atualizar a ficha cadastral.

Dados

O rebanho Tocantins é de 8,5 milhões de cabeças de bovídeos. O município de Jaú do Tocantins possui rebanho de 98.491 animais, 561 produtores rurais cadastrados e 543 propriedades rurais. (Welcton de Oliveira)

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorIlson Mateus é considerado melhor empreendedor do ano em Marabá
Próximo artigoPolicial Militar comete suicídio com a própria arma