Com a proposta de promover a ressocialização e a geração de renda por meio da comercialização de produtos artesanais das reeducandas da Unidade Prisional Feminina de Palmas(UPFP), alunos da Faculdade Serra do Carmo (Fasec) em Palmas, doaram 237 novelos de linha para a produção de tapetes, conjuntos de banheiro e demais peças artesanais. A iniciativa faz parte das ações de cidadania promovidas pela Faculdade, cujo objetivo é incentivar nos alunos a realização de atividades altruístas.

Segundo a professora Cristiane Mezzaroba, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas do curso de Direito da Fasec, a iniciativa surgiu após os trabalhos de assistência jurídica realizados junto às detentas por alunos dos últimos períodos acadêmicos do curso. “Identificamos que elas comercializavam artesanato e a renda obtida era revertida para suas famílias. Foi então que decidimos colaborar”, afirmou. Ainda segundo a professora, durante a Semana Acadêmica realizada pela Fasec no início deste mês. “Pedimos que cada aluno que realizasse a inscrição doasse um novelo de linha. O resultado foi este, conseguimos arrecadar centenas de quilos de material que será utilizado na produção daquelas peças artesanais”, argumentou a professora.

Para o diretor de Políticas do Sistema Prisional da Secretaria de Estado de Defesa e Proteção Social, Valcelir Borges, a parceria com a Faculdade reflete a preocupação do Poder Público com a iniciativa privada em promover ações que incentivem a ressocialização de internos e egressos do sistema prisional. “Buscamos sempre parcerias como esta para que possamos melhorar a cada dia mais as atividades de geração de renda dos reeducandos”, afirmou.

Semana Acadêmica

Entre os dias 05 e 06 de novembro, a Faculdade Serra do Carmo realizou a V Semana Acadêmica, tendo como tema “Ciência, Sociedade e Ação”. A programação contou com palestras, oficinas e atividades de integração que promoveram uma maior aproximação dos estudantes com a sociedade, envolvendo assuntos como Direitos Humanos, Empreendedorismo, Cultura, Diversidade, entre outros.

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.