Secretária da educação e prefeita de Guaraí
Secretária da educação e prefeita de Guaraí

Dando continuidade ao trabalho em Guaraí, o grupo gestor da Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes (Seduc) reuniu-se com a prefeita de Guaraí, Lires Teresa Ferneda, e com o secretário municipal de educação, Sebastião Mendes. O encontro foi realizado na sede da Prefeitura e teve como objetivo a união de esforços entre Estado e município visando o fortalecimento da educação pública na região.

Desde a última terça-feira, 10, a equipe gestora da Seduc está em Guaraí realizando o trabalho de aproximação da Diretoria Regional de Educação (DRE) e das escolas da rede estadual. Em dois dias de trabalho, estão sendo realizadas reuniões, encontros e atendimentos individualizados com o objetivo de reforçar a proposta pedagógica, as mudanças no Regimento Escolar e dar o suporte necessário para que as escolas possam fazer a educação acontecer.

Com a gestão municipal, a gestora da Seduc, professora Wanessa Zavarese Sechim, discutiu possibilidades de parcerias com a Prefeitura de Guaraí, tendo em vista o fortalecimento da educação desde os anos iniciais, até o ensino médio. Na ocasião, a secretária colocou a gestão estadual à disposição para a implementação de políticas públicas educacionais em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

“Nós temos muito o que fazer, muito para dar certo e para caminharmos juntos. O aluno é do Tocantins, independente da rede em que ele esteja matriculado, e nós precisamos apoiar os municípios pensando nesse aluno. Dar apoio técnico, apoio pedagógico, formação de professores”, destacou a secretária.

De acordo com a prefeita Lires Ferneda, o Governo do Estado tem sido um parceiro constante do município desde que assumiu a Prefeitura.  Para a gestora, essa aproximação que a Seduc vem promovendo junto aos municípios é muito importante para o desenvolvimento social da região como um todo.

“Essa aproximação é muito boa no sentido de que podemos fazer um trabalho articulado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Guaraí. Para a implementação de políticas públicas eficientes, é preciso que haja uma consonância de ações”, pontuou.

Reforma

Na ocasião, a gestão municipal foi informada de que uma das escolas em situação de vulnerabilidade social no município receberá uma reforma completa. O Colégio Estadual Dona Anaídes Brito Miranda foi contemplada pelo Programa Estrada do Conhecimento e será reformada com recursos do Banco Mundial, conforme a diretora de Gestão Educacional da Seduc, Valdete Pagani. “A previsão é que as obras sejam iniciadas em janeiro e finalizadas ainda no final do ano de 2018”, frisou.

Educadora por formação, a prefeita Lires Ferneda lembrou, na ocasião, que em 1986 foi professora na escola, importante unidade educacional em Guaraí.

Atendimentos

Após o encontro na Prefeitura, o grupo gestor da Seduc realiza, durante todo o dia, os atendimentos individualizados aos diretores e coordenadores pedagógicos das 26 escolas dos oito municípios que compõem a Regional de Guaraí. Nesses atendimentos, os diretores têm a oportunidade de apresentar as demandas de suas escolas diretamente à gestão estadual e receber o retorno e as orientações devidas.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTrânsito da avenida Tocantins é alvo de reclamação, comerciantes acionam o MPE
Próximo artigoNo norte do Tocantins, PM desenvolve atividades para as crianças