O governador Marcelo Miranda assinou nesta terça-feira, 23, a autorização para início imediato das obras de reforma e ampliação de escolas da rede estadual de ensino nas cidades de Colinas do Tocantins, Wanderlândia, Aguiarnópolis, Barrolândia, Pugmil e Aliança do Tocantins. A solenidade foi realizada na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia e contou com a presença de diretores das unidades educacionais, secretários de estado e outras autoridades. As obras serão realizadas com recursos do PDRIS – Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável.

Marcelo Miranda disse que o seu governo está concentrado em proporcionar uma educação de qualidade e que as parcerias e o comprometimento de todos os setores são vitais nesse processo. “A parceria com o Banco Mundial, municípios e demais colaboradores foi fundamental para chegarmos a esse momento”, disse, ao explicar que a humanização na educação passa necessariamente por um ambiente digno de receber toda a comunidade escolar.

O governador ressaltou que o Programa Estrada do Conhecimento (PEC) foi idealizado ainda em sua gestão passada, mas que só foi retomado em 2015 e que a parceria com o PDRIS tem obtido bons resultados. “O momento é de discutir projetos e o PDRIS é uma parceria que está dando ótimos resultados e vai muito além da recuperação de rodovias, mas só agora está sendo colocado em prática na área educacional”, pontuou.

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Wanessa Zavarese Sechim, explicou que, junto a essas obras de reforma e ampliação estão agregadas formações de professores, diretores, além de parcerias com as secretarias municipais para oferecer uma educação de qualidade na infância. “É um momento de muita esperança para a população dessas localidades que está há vários anos esperando por essas reformas“, ressaltou a secretária, adiantando que as reformas nas unidades incluem melhorias das salas de aulas, construção de laboratórios, bibliotecas, almoxarifados, salas de diretores, de professores e coordenadores, quadras de esportes cobertas, banheiros adequados para deficientes, refeitórios e paisagismo.

Para a dona de casa Luziene Barbosa, mãe de aluno de Barrolândia, participar do evento foi um momento muito gratificante. “É um momento de sonho. Esperamos por vários anos a reforma do Colégio. Esse investimento vai contribuir bastante com o processo de aprendizado dos alunos”, comentou.

Unidades

Serão reformadas e ampliadas seis unidades educacionais: Colégio Estadual Lacerdino de Oliveira Campos (Colinas); Colégio Estadual José Luiz Siqueira (Wanderlândia); Colégio Estadual Nazaré Nunes da Silva (Aguiarnópolis); Colégio Estadual Paulina Câmara (Barrolândia); Colégio Estadual Darcy Ribeiro (Pugmil); Colégio Estadual Anita Cassimiro (Aliança do Tocantins).

Investimentos

As melhorias serão realizadas por meio do Programa Estrada do Conhecimento PEC/PDRIS e são financiadas pelo Banco Mundial. Ao todo serão investidos R$ 12,7 milhões e serão beneficiados 2.291 alunos da rede estadual de ensino.

O Programa

O Programa Estrada do Conhecimento tem a participação de secretarias estaduais e autarquias e conta com parcerias com instituições governamentais, não governamentais e com as prefeituras dos municípios beneficiados. Em 2009, o Governo do Estado iniciou os entendimentos com vistas à parceria para implantação do PDRIS. Em 2015, o Governo Marcelo Miranda retomou o programa.

 

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.