ouvidoria

 

ouvidoria
ouvidoria

A Controladoria Geral do Estado-CGE divulgou os dados referentes aos atendimentos da Ouvidoria durante o primeiro semestre de 2013. De acordo com o balanço, 84% dos atendimentos foram finalizados. Neste período foram recebidas 2.019 manifestações da sociedade, dentre elas, reclamações, elogios, sugestões, críticas e denúncias.

Para o Secretário-Chefe da CGE, Ricardo Eustáquio de Souza, esse resultado deve-se, principalmente, à conscientização do cidadão de que a Ouvidoria é um canal para que ele possa expressar sua opinião. “A população está fazendo uso de mais esta importante ferramenta e esse resultado é reflexo da meta governamental, que assegura instâncias de diálogo e participação popular na gestão”, afirmou.

O balanço dos atendimentos mostra que a educação é o tema que mais se destaca (45%). As mensagens nesse segmento dizem respeito, por exemplo, à melhoria do transporte escolar e à qualidade de ensino.

O segundo tema em destaque está relacionado à área de regulação e fiscalização de serviços públicos (22%), que inclui, por exemplo, manifestações referentes à prestação de serviços de transporte e descumprimento da lei do idoso.

Em seguida vem a Saúde (14%), que reúne demandas relacionadas a assistência à saúde e a programas de agentes comunitários de saúde.

Ainda, de acordo com o balanço, o principal canal de comunicação utilizado foi o serviço de telefone 0800 (80%), seguidos do site (10%), email (4%), presencial (4%), e por fim carta com (2%).

Para a Ouvidora Geral do Estado, Ioná Assumção, o aumento de manifestações na Ouvidoria é um excelente sinalizador. Esse fato revela que mais pessoas estão procurando e participando da gestão pública, através de suas opiniões, sugestões e reclamações. “Entendemos que dessa forma, o cidadão torna-se mais ativo na luta pelos seus direitos e consequentemente terá mais vez e voz”, pontuou.

Fortalecimento Ouvidoria Geral do Estado

Segundo Ioná, a criação da Ouvidoria Geral do Estado – OGE – e a publicação da portaria que institui as sete Ouvidorias Setoriais Especializadas contribuirão ainda mais para dinamizar as atividades desenvolvidas pela equipe e, ao mesmo tempo, concentrar esforços, no sentido de atender plenamente as demandas dos manifestantes. “A ouvidoria é um valioso instrumento de gestão, visto que as manifestações dos cidadãos são transformadas em diagnósticos, capazes de contribuir com as áreas mais sensíveis e que necessitam de um olhar mais atento, favorecendo a construção de políticas públicas que melhorem a prestação dos serviços no Tocantins”, afirmou.

Ioná disse ainda, que a Ouvidoria está buscando parceria com outros estados para melhorar e ampliar os canais de comunicação por meio de um sistema de atendimento informatizado.

Canais de Comunicação

Além do site, a Ouvidoria Geral do Estado já oferece o telefone 0800-645-0808, de fácil acesso ao cidadão. Adicionados a esses recursos, os internautas também podem se manifestar, pelo [email protected] e, ainda, por meio do Twitter, no perfil @ouvidoriato.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSarney recebe alta de hospital em SP
Próximo artigoComissão aprova audiência pública para discutir possível cartel de combustível em Palmas