Aeroporto de Araguaína
Aeroporto de Araguaína

Enquanto o projeto de reforma do aeroporto de Araguaína não sai do papel, a falta de estrutura reflete no movimento. É que apenas um voo chega e sai todos os dias. Com apenas uma empresa atuando, os usuários reclamam do preço das passagens. Além disso, a venda dos bilhetes caiu em relação ao ano passado.

A cidade é tão grande e você ter um voo e depender de uma companhia aérea. Elas exploram ao máximo. Saí de São Paulo ontem às 7h da manhã, cheguei aqui às 16h. Tomando o dia inteiro água. Eles não oferecem nada para o passageiro, reclamou o gerente de vendas, José Eduardo dos Santos.

O movimento de passageiros no aeroporto acontece em apenas um período do dia. Depois que o avião decola, o local fica completamente vazio até o dia seguinte. O aeroporto chegou a ter três companhias aéreas operando no terminal, mas hoje conta com apenas um que realiza somente um voo diário.

Um projeto de modernização chegou a ser aprovado no ano passado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil no valor de quase R$ 50 milhões. Mas até agora, a obra ainda não foi iniciada.

Para a economista Mariana Ribeiro de Matos, a falta de concorrência entre as empresas aéreas tem afetado os passageiros. Quando você tem uma empresa só, ela pode alegar que houve aumento do combustível, que os custos operacionais são muito altos. Por conta disso, ela não vai reduzir o preço para o consumidor.

A situação provocou a diminuição na venda de passagens. A redução foi de 10% em relação ao ano passado. Entre janeiro e abril de 2017, foram vendidas 10.498 passagens. Já durante o mesmo período desse ano, esse número caiu para 9.703.

Em uma agência de viagens na cidade, a falta de disponibilidade de voos fez com que fosse preciso readequar os pacotes para manter os preços. A alternativa que a gente está tendo aqui é oferecer voos de outras cidades, por exemplo, Palmas e Imperatriz, para podermos atender nossos clientes, disse o empresário Joelson Sousa. (G1)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorIrregularidades em Portal da Transparência levam MPE a ingressar com ação contra presidente da Câmara de Tocantínia
Próximo artigoJustiça manda companhia aérea indenizar passageira araguatinense que ficou 3 dias em trânsito