Os servidores da saúde, representados e filiados ao Sintras não aprovaram na íntegra a proposta do governo referente o pagamento das progressões e do passivo da data-base. Decisão esta tomada durante assembleia geral, realizada na sede do sindicato na manhã desta terça-feira, 16.

Na proposta do governo um dos pontos não aceito pela assembleia foi a divisão do retroativo da data-base em 24 vezes, como também teve reação negativa dos servidores quanto à proposta de inclusão das progressões a partir de setembro deste ano, caso haja viabilidade financeira.

Assim, após discussão acalorada, os servidores decidiram apresentar uma contraproposta ao governo que será protocolada nesta quarta-feira, 17.

Data-base

Na contraposta os servidores mantém o parcelamento da data-base em duas vezes, sendo 50% do índice, numa folha complementar referente ao mês de maio, e a segunda parcela, também de 50%, na competência de novembro deste ano.

Sobre os retroativo gerado do período do parcelamento da data-base, os servidores exigem do governo o pagamento somente em 4 parcelas iguais e sucessivas com efeito financeiro nos quatro primeiros meses do ano de 2016.

Retroativos

Em relação aos retroativos do adicional noturno e insalubridade, a assembleia aceitou a proposta do governo de pagamento dos valores devidos, conforme o acordo já firmado com a categoria. O pagamento terá início ainda este mês.

Progressão

Os servidores exigem que a inclusão das progressões seja feita na competência de setembro de 2015.

Adiantamento

A assembleia deliberou que o governo negocie com o Banco do Brasil os problemas gerados pela inadimplência do governo com os servidores pelo não cumprimento do acordo pactuado com a categoria.

Paralisação

A assembleia também decidiu realizar uma paralisação a partir do próximo dia 23 na saúde caso não haja nenhuma proposta por parte do Governo que atenda as deliberações da assembleia no tocante ao pagamento do passivo da data-base e a inclusão das progressões e pactuação dos seus retroativos.

Assembleia

Nova assembleia será realizada na próxima segunda-feira, 22, às 18h, na sede do Sintras, para avaliação das negociações e definir rumos da paralisação.

Diretoria

Portanto, a diretoria do Sintras ressalta que o sindicato não almeja movimento paredista, essa atitude é extrema e provocada pelo governo que não respeita os servidores, deixando de honrar os compromissos firmados com a categoria.

Conforme o presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, uma paralisação causa transtornos para a população em geral, mas isso é provocado pelo próprio governo. “Se o Governo cumprir os acordos com a categoria não tem o porquê a realização da greve, então vamos esperar que os acordos sejam honrados pelo governo do Estado”, frisa Manoel Miranda.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorClaúdia Lélis ressalta intenção de interiorizar serviços de assistência à mulher
Próximo artigoMulher de 30 anos morre após passar por detector de metal em aeroporto e marca-passo parar de funcionar