Como parte das comemorações relativas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, a Promotora de Justiça Cynthia Assis de Paula ministrou palestra sobre o tema aos estudantes do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, do município de Nazaré, localizado na região do Bico do Papagaio, no Norte do Estado.

A ação visa alertar os jovens sobre os riscos da exploração sexual infantojuvenil, bem como apresentar os canais de comunicação para registrar as “denúncias”, em caso de abuso. “Infelizmente a violência sexual ainda é uma realidade que aflige muitas crianças e adolescentes aqui no Tocantins. Nós do Ministério Público devemos cumprir nosso papel de atuar não só na esfera criminal buscando a punição do criminoso, mas também na prevenção e proteção, levando orientações aos jovens, fortalecendo a rede de proteção à infância e juventude dos municípios para atuar eficazmente na identificação do abuso sexual e também no resgate da dignidade das vítimas com restabelecimento da saúde física e mental”, comentou Cynthia A. de Paula.

Números

Entre 2014 e 2015, foram quase 1400 procedimentos conduzidos pelo MPE, entre processos, inquéritos policiais e boletins de ocorrência circunstanciados. Nos últimos três anos, chegaram ao conhecimento do Ministério Público Estadual mais de 500 casos por meio do Disque 100.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAtendendo requerimento de Wanderlei Babosa prefeitura de Palmas conserta Parabólica em Taquaruçu
Próximo artigoSinpol convoca policiais civis para julgamento de liminar sobre alinhamento salarial