Governador Wanderlei Barbosa / Foto; Antônio Gonçalves

Neste domingo, 1º de maio, é celebrado em todo o mundo, o Dia Internacional do Trabalhador, e o Tocantins tem muito o que comemorar quando o assunto é geração de empregos. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referentes ao mês de março deste ano, apontam que o Tocantins está em 3° lugar no ranking de admissões na região Norte do Brasil, tendo registrado mais de 10 mil. E como parte das celebrações do Dia do Trabalhador, o governador Wanderlei Barbosa estará neste domingo, em Ponte Alta do Bom Jesus, participando da Missa do Trabalhador, que será celebrada a partir das 8 horas, na Igreja de São José Operário, no Povoado Cedro.

A programação festiva inclui ainda a inauguração da Escola Municipal Américo Dias, no Povoado Fartura, às 9h30; e o Torneio de Futebol dos Trabalhadores, cujas partidas serão disputadas nos povoados Cedro e Fartura, a partir das 13 horas.

“É uma data festiva em que os trabalhadores celebram suas conquistas e refletem sobre o caminho a ser percorrido por melhores condições de trabalho, mais emprego e qualificação. Temos muito o que comemorar, somos um Estado que atrai muitos investidores que geram emprego e renda para a população. E é nesse sentido que queremos continuar trabalhando, buscando investimentos que possam trazer ainda mais empregos de qualidade para o nosso povo. Parabéns a todos os trabalhadores!”, destaca o governador Wanderlei Barbosa.

Dados

De acordo com dados do Caged, divulgados pelo Ministério da Economia na última quinta-feira, 28, em março deste ano, no Tocantins foram registradas 10.020 admissões e 8.465 demissões, com o saldo de 1.555 novos postos de trabalho e variação relativa de 0,77%.

No acumulado do ano, o Tocantins apresentou o saldo de 4.129 contratações, entre os meses de janeiro e março deste ano. Ao comparar o desempenho de março de 2022 com o mesmo período do ano passado, percebe-se um crescimento de 46,28%.

Ainda segundo o Caged, a área que apresentou maior crescimento em empregabilidade foi o setor de construção com o saldo de 697 novas vagas. No que corresponde a faixa etária, os jovens entre 18 e 24 anos obtiveram o maior número de oportunidades de trabalho, com o saldo de 674 ocupações. Em relação à escolaridade, pessoas com o ensino médio completo representam a maior quantidade de admissões.

Outros benefícios

O Governo do Tocantins está destinando à Prefeitura de Bom Jesus do Tocantins, por meio de convênio do Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego, recursos na ordem de R$ 2 milhões que serão investidos na construção da Praça Antônio Carlos de França, localizada na Rua Palmeiras, no centro da cidade; na reforma do Balneário Clube do Povo; e na implantação da Feira Coberta do Produtor.

Conforme o prefeito José Luciano, a Prefeitura já recebeu a primeira parcela do programa e, no momento, aguarda a finalização do processo licitatório para dar início à obra. Para a praça e o balneário, a Prefeitura também aguarda a liberação da primeira parcela para licitar as obras.

Na TO-485, estrada de terra que liga Ponte Alta do Bom Jesus a Taipas do Tocantins, o Governo do Estado em parceria com a Prefeitura está executando obras de recuperação e melhorias.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEm decisão que cassou mandatos do prefeito e da vice de Araguatins, justiça apontou uso de caixa dois
Próximo artigoMarcelo Lelis assume presidência estadual do PV e afirma: ” foco na reeleição da Claudia, no futuro do partido e do Tocantins”