Totó Cavalcante

O ex-deputado Totó Cavalcante usou as redes sociais para se manifestar sobre atuação do governador em exercício Wanderlei Barbosa (sem partido), Totó relata a sua satisfação e a do povo do estado em ter pela primeira vez um chefe de estado genuinamente tocantinense.

Pela primeira fez estou vendo e feliz de um governador essencialmente tocantinense e político de base, de origens, tenho fé que o Wanderlei vai acertar ele representa o substrato do sumo da política tocantinense, é curraleiro, comedor de pequi, conhece os pés de buriti, é o tipo de homem que conhece o Tocantins palmo a palmo, portanto a minha esperança e, fico feliz de um dia ver um governador  num estado que ajudei a criar, parabéns Wanderlei, parabéns povo tocantinense, porque a esperança é que vai dar certo. Acredito muito nesse rapaz [Wanderlei] pedigree de humildade e de político, o que precisa é um político para o Tocantins que sirva a sua gente e não político que se sirva do poder. A gente se sente orgulhoso, eu não ajudei a fazer o Tocantins para me servir, eu fiz o Tocantins para servir uma comunidade carente, desprezada e abandonada, desabafou o ex-deputado Totó Cavalcante.

Perfil: José Antônio Totó Ayres Cavalcante é formado em direito pela Universidade Católica de Goiás, em 1973. Foi deputado estadual por dois mandatos e suplente de senador, assumindo temporariamente o mandato.

Afastamento do governador

O afastamento de Mauro Carlesse (PSL) do cargo de governador do Tocantins, determinado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) na no dia 20 de outubro, é o mais novo capítulo na história do Tocantins, um estado marcado por crises políticas. Começou em 2006, os governadores escolhidos em eleições gerais para ocupar esta função não terminam o mandato.

O primeiro mandato de Marcelo Miranda (MDB), entre 2003 e 2006, foi o último a ser cumprido integralmente. Em 2009, quando exercia o segundo mandato, Miranda acabou sendo cassado pela Justiça Eleitoral.

Em seguida foi substituído no mandato-tampão por Carlos Gaguim, que não conseguiu uma reeleição. O substituto foi Siqueira Campos (DEM), que renunciou em 2014 para tentar viabilizar uma candidatura do filho ao cargo, que acabou nunca acontecendo.

O sucessor de Siqueira Campos foi Sandoval Cardoso, que acabou derrotado nas urnas pelo mesmo Marcelo Miranda. Apesar do retorno ao cargo, Miranda novamente não terminou o mandato e acabou cassado pela segunda vez em 2018. Ele foi substituído por Mauro Carlesse no mandato-tampão e o político acabou conquistando o Palácio Araguaia em uma eleição geral.

Agora, Carlesse se encontra afastado do cargo por suspeita de recebimento de propina e interferência em investigações policiais.

O estado foi criado em 1988 e sete políticos já ocuparam a função de governador ao longo da história. Apenas quatro deles chegaram ao cargo através do voto popular.

Governadores escolhidos em eleições diretas

Siqueira Campos – Eleições de 1988 (suplementar), 1994, 1998 e 2010.

Moisés Avelino – Eleição de 1990.

Marcelo Miranda – Eleições de 2002, 2006 e 2014.

Mauro Carlesse – Eleições de 2018 (suplementar e geral).

Governadores que assumiram sem eleição direta

Raimundo Boi – Era vice-governador e assumiu em 4 de abril de 1998 após a primeira renúncia de Siqueira Campos, ficou até o fim do ano.

Carlos Gaguim – Era presidente da Assembleia Legislativa e assumiu em 9 de setembro de 2009 após a primeira cassação de Marcelo Miranda.

Sandoval Cardoso – Era presidente da Assembleia Legislativa e assumiu em 4 de maio de 2014 após a segunda renúncia de Siqueira Campos, ficou até o fim do ano.

Mauro Carlesse – Antes de ser eleito, assumiu o cargo de forma interina em 19 de abril de 2018 após a segunda cassação de Marcelo Miranda.

O NOVO GOVERNADOR

No dia 20 de outubro o Diário Oficial do Tocantins trouxe a publicação do Termo de Assunção da Chefia do Poder Executivo, que colocou Wanderlei Barbosa (Sem partido) no comando do Governo do Tocantins. E deve cumprir a função enquanto durar o afastamento, por seis meses, de Mauro Carlesse (PSL) do cargo, determinado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Com 30 dias no comando do estado, muitas melhorias já podem ser sentidas pelos tocantinenses, com uma agenda positiva em todas as regiões e as portas do Palácio Araguaia abertas para políticos, líderes e para a sociedade em geral.

Wanderlei Barbosa

Wanderlei Barbosa

Wanderlei tem 57 anos e é natural de Porto Nacional Tocantins. Começou a carreira política em 1989, quando se elegeu vereador pelo município. Em 1996 migrou para a capital e se elegeu vereador por Palmas, cargo que ocupou por vários mandatos sucessivos até 2010, chegando a presidir a câmara municipal durante quatro anos.

Em 2010 se elegeu para o primeiro de dois mandatos como deputado estadual. Ele permaneceu nesta função até 2018, quando se afastou para disputar a eleição suplementar ao lado de Carlesse como vice-governador na chapa que acabou vencedora. A disputa foi convocada por causa da cassação de Marcelo Miranda e Claudia Lelis dos cargos de governador e vice.

Wanderlei é filho de Fenelon Barbosa, que foi o primeiro prefeito de Palmas, é pai de Ygor Leonardo Castro Leite, Rérison Antonio Castro Leite e Rosa Maria Castro Leite. Ele também é filho de Fenelon Barbosa, o primeiro prefeito de Palmas, quando a cidade foi fundada em 1989.

Um dos filhos do governador em exercício, Rérison Antonio, foi nomeado presidente da Agência de Metrologia do Tocantins em 2019 e segue ocupando o cargo.

Ao longo de todos esses anos, Wanderlei Barbosa trabalhou em sintonia com prefeitos, vereadores, deputados e sempre recebendo e encaminhando demandas de líderes e da sociedade, além de ter representado o governo do Tocantins em várias agendas pelo Brasil.

Esperança da população tocantinense

Já chegando às festas de final de ano, o Tocantins vivendo uma dificuldade política com mais um caso de corrupção envolvendo o chefe do executivo estadual, como se já não bastasse a pandemia que assola a todos, por culpa de tudo isso, perdeu-se empregos, empresas quebrando, dificuldade financeira, tudo desproporcional, atingindo todas as classes, principalmente às periféricas, as mais injustiçadas.

Os tocantinenses, já vítimas por várias vezes, de vários casos de corrupção envolvendo seus ex-governadores, casos que ficaram marcado na história do estado mais novo da federação, encontram, agora, a esperança no novo governador Wanderlei Barbosa que assumiu o comando do Tocantins em meio a mais um caso de corrupção que envolveu o governador afastado Mauro Carlesse (PSL).

A aturdida sociedade já andava em círculos, sem encontrar portas abertas, agora deixa o fracasso para trás e aposta suas esperanças no único, até agora, filho da terra a governar o estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, o pioneiro que iniciou a sua trajetória política como vereador desbravando o cerrado. As boas notícias que vieram e que correm de Talismã ao Bico do Papagaio, um novo tempo para essa sociedade.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTocantins contabiliza 72 novos casos e registra mais duas mortes pela covid-19
Próximo artigoLago Center Shopping é apresentado para mais de 500 pessoas em Araguaína