Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Santa Dulce é homenageada no Senado em sessão especial
    GERAL

    Santa Dulce é homenageada no Senado em sessão especial

    Por Norte do Tocantins21 de novembro de 2019
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    Senadores e lideranças religiosas reuniram-se no Senado Federal nesta quinta-feira, 21, para homenagear a canonização da Santa Dulce dos Pobres, primeira santa brasileira. A iniciativa foi da senadora Kátia Abreu (PDT-TO), em reconhecimento ao importante trabalho prestado pela Irmã Dulce na Bahia e no Brasil. Maria Rita de Sousa Brito Lopes, a irmã Dulce, foi canonizada no mês passado pelo Papa Francisco, no Vaticano tornando-se assim a primeira santa brasileira. Participaram da sessão os três senadores baianos, Jacques Wagner, Ângelo Coronel e Otto Alencar, além do senador por Roraima, Telmário Mota.

    Autora do requerimento que possibilitou a sessão especial, a senadora Kátia Abreu destacou que desde muito nova Irmã Dulce já dedicava sua vida para ajudar os mais necessitados. A parlamentar lembrou que a vida da religiosa foi sempre pautada por ações de caridade e assistência aos pobres.

    “Com apenas 13 anos – sob a influência da tia que ajudou a criá-la, pois ficou sem a sua mãe aos 7 anos de idade –, ela já acolhia doentes e pessoas extremamente pobres em sua casa, criando até mesmo alguns atritos com a família devido à quantidade de pessoas que já a procuravam na tenra idade. Adotou o nome de Irmã Dulce aos 19 anos em homenagem à sua falecida mãe. Foi nessa época que entrou para a vida religiosa e passou a fazer parte das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição”, contou Kátia.

    Para Kátia Abreu, além dos dois milagres reconhecidos pelo Vaticano, a obstinação de Dulce para ajudar os pobres foi não só o legado como deve servir de inspiração para todos. A senadora reforçou a necessidade de construir um Brasil mais justo, com oportunidades para todos.

    “De imediato temos de buscar saídas de emergência para quem vive abaixo do limiar da pobreza. São especialmente vulneráveis as crianças, os mais velhos e os doentes, que, às vezes, não encontram nem uma refeição ao dia. A qualificação dos nossos trabalhadores, o acesso à educação pública, um atendimento mais eficiente e humanizado na saúde são caminhos que precisamos trilhar para honrar o legado da Santa Irmã Dulce dos Pobres. Não basta ter a cama de hospital, não basta ter os medicamentos, não basta ter os médicos, nós precisamos humanizar, porque, às vezes, a doença não está só no físico, mas também no espiritual”, disse.

    Participaram da audiência os padres do Tocantins: Jucimar, de Porto Nacional, da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês; os padres Osteval Glória e Eldiney, da cidade de Gurupi, da Paróquia Santo Antônio; e o padre Marcílio de Sousa, da Paróquia de Aparecida de Goiânia.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorHomem é condenado a 20 anos de prisão no TO por matar amante de 17 anos com 12 facadas
    Próximo artigo Representantes dos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus e Tupirama participam de audiência sobre controle sanitário
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Dia da Engenharia: Profissionais essenciais para o saneamento básico

    10 de abril de 2026

    Tolerância zero: Itália aprova prisão perpétua para casos de feminicídio e endurece lei contra a violência contra mulheres

    14 de março de 2026

    A lei apertou: quem ameaçar mulher, física ou psicologicamente, poderá usar tornozeleira eletrônica

    11 de março de 2026

    Eduardo precisa retornar ao Brasil para manter cargo de escrivão na PF

    4 de março de 2026

    DIAS TOFFOLI DEIXA RELATORIA DO CASO MASTER NO STF

    3 de março de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.