Na manhã desta quinta-feira, 06, 39 policiais militares foram recebidos para a Aula Inaugural do XII Curso de Força Tática da Polícia Militar do Estado do Tocantins, que ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) em Palmas.

O curso, realizado pela PM desde 2005, é uma capacitação operacional, com aplicação de conhecimentos teóricos e práticos, que forma o pelotão de patrulhamento tático. A principal missão da Força Tática é realizar o policiamento ostensivo de maior complexidade e atuar em ocorrências dramáticas, excetuando as intervenções características da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE).

Após a apresentação de projetos com as diretrizes quanto ao fardamento, emprego e sua atuação, em 2015 foi instituída a padronização da Força Tática do Estado do Tocantins, nos moldes da Força Tática da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O Evento

Na solenidade que deu início ao 12º Curso da Força Tática, sediado pelo 6º Batalhão, coordenado pelo capitão Wallas de Sousa Melo, foi realizada uma palestra com o tema “Estratégia de Emprego e Doutrina de Atuação de Tropas de Patrulhamento Tático”, pelo capitão Marcos Correa de Moraes Verardino, comandante da Companhia de Operações Especiais da PMESP.

Participaram do evento o Chefe de Estado Maior, coronel Henrique de Souza Lima Júnior; a deputada Estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Luana Ribeiro; Fábio Vasconcelos Lang, promotor de Justiça; Orleans Sousa Alves, superintendente do Sistema Penitenciário, além de chefes de unidades militares do Tocantins.

A cerimônia contou com tradicionais ritos militares, condizentes com a ocasião, como a Oração do Taticano, que ressalta o altruísmo do militar que dedica sua vida a proteger o próximo, “com o sacrifício da própria vida”.

Comentários do Facebook
Artigo anterior“Denunciei ao MP; fraude e desvio de R$ 36 milhões”, diz Campelo sobre contratos da BRK
Próximo artigoRede familiar pode estar por trás de esquema milionário do PreviPalmas