Máscara de proteção/Foto:Divulgação

Uma nota técnica de recomendação sobre o retorno do uso de máscaras foi feito pela Prefeitura de Palmas nesta terça-feira, 22, com uma série de medidas que a população deve tomar diante da circulação da subvariante BQ.1 da ômicron da Covid-19 no Brasil. A nota foi elaborada pela Vigilância em Saúde da Pasta. Confira o documento.

A Secretaria Municipal da Saúde de lá informa ainda que o envio de doses é realizado pelo Ministério da Saúde, órgão responsável pela distribuição dos imunizantes. Ressalta que o município de Palmas segue a orientação do Ministério da Saúde, que, por meio da Nota Técnica nº 176/2022 da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização, publicada em junho deste ano, recomenda a aplicação da 4ª dose da vacina anti Covid-19 para a população acima de 40 anos ou população imunossuprimida acima de 12 anos de idade.

A Semus informa que até o momento não há orientação do Ministério da Saúde quanto à redução da idade para aplicação deste reforço, bem como, não ocorreu o envio de novas doses que pudessem garantir a imunização completa para o público com idade inferior a 40 anos. O município aguarda novas orientações e envio de doses para seguir a aplicação.

A Semus ressalta que existe ainda no município a necessidade de elevar a porcentagem de aplicação da 3ª dose (dose de reforço) na população acima de 12 anos, para garantir maior proteção, principalmente contra formas graves da doença.

Por fim, a Semus informa que o imunizante Pfizer Infantil está disponível para bebês de 6 meses até 2 anos de idade, com comorbidades, para imunização em 3 doses (D1 + D2 após 01 mês + D3 após 02 meses).

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno do Tocantins decreta horários facultativos para os dias de jogos do Brasil na Copa 2022
Próximo artigoGovernador Wanderlei Barbosa antecipa pagamento de servidores para sexta-feira, 25