A senadora Kátia Abreu, em parceria inédita com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e mais 16 instituições lançou, na manhã desta segunda-feira, 25, no auditório do da FAET/SENAR, o Plano de Desenvolvimento Regional – Desenvolto, que tem por objetivo principal reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida de mais de 60 cidades do Estado.

Na primeira etapa do Plano serão investidos mais de R$ 31 milhões na geração de mais postos de trabalho, capacitação de pessoas, promoção da eficiência de gestão e melhorias na prestação de serviços de saúde, educação e segurança. A previsão é de investir mais de R$ 78 milhões em três anos para os 65 municípios envolvidos.

Os recursos destinados pela Senadora Kátia Abreu, por meio de emenda parlamentar vai estimular a formação de consórcios intermunicipais e focar nas ações a serem desenvolvidas pelos parceiros, em áreas prioritárias de cada região.

Para a Senadora a parceria firmada com 17 importantes instituições é fundamental para o sucesso do Plano de Desenvolvimento do Tocantins. “Sem essas instituições não teríamos um Plano, teríamos apenas uma distribuição de recursos sem nenhuma técnica, sem nenhuma condição de estipular metas e indicadores ou medição de resultados. E como queremos fazer algo sustentável e duradouro, nós unimos todas essas importantes instituições num mesmo propósito que reduzir as desigualdades sociais”, destacou.

Durante a apresentação do Desenvolto a senadora esclareceu que optou pelo melhor caminho, na escolha das cidades que vão integrar o Plano, que são as de menor Renda per capita, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  Dessa forma, foram separados em quatro regiões: bico do papagaio e municípios da margem direita do rio Tocantins (jalapão, sudeste e região de Pedro Afonso).

Nesse sentido, os municípios foram separados em quatro regiões estratégias: bico do papagaio e municípios da margem direita do rio Tocantins (jalapão, sudeste e região de Pedro Afonso), de forma que as ações possam melhorar os indicadores socioeconômicos dessas regiões.

O desenvolto será coordenado pela UFT, com participação de mais 16 instituições: Instituto Federal do Tocantins (IF/TO), Unitins, TCE, Sebrae, SENAR, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Sicredi, Sicoop, Embrapa, Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Faet, Fieto e Faciet. Será estruturado em cinco eixos; Governança, econômico e social, inovação e tecnologia, infraestrutura e logística, e gestão, monitoramento e avaliação.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) parabenizou a senadora pela iniciativa e disse o TCE será parceiro do projeto, “a palavra do Tribunal de Contas é no sentido de que estamos juntos nesse projeto pelo desenvolvimento do Tocantins”, pontuou.

Reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luís Eduardo Bovolato, falou em nome das instituições de ensino que integram o Plano e parabenizou a senadora pela “expertise em agregar diferentes parceiros num projeto inovador” e agradeceu a confiança depositada na Universidade para coordenar o Desenvolto.

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Roberto Pires elogiou a iniciativa da Senadora Kátia Abreu e disse que é uma honra ser parceiro no Plano de Desenvolvimento do Tocantins. “A senhora (senadora Kátia Abreu) está de parabéns pelo belo trabalho, isso demonstra uma preocupação de futuro que a senhora sempre teve com o estado e é uma honra participar desse tipo de movimento. Aproveito para ofertar o nosso sistema em novas parcerias para bem desenvolver este estado, queremos um verdadeiro Tocantins de desenvolvimento”, concluiu.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGovernador Mauro Carlesse recebe homenagens do Governo de Goiás
Próximo artigoApós ser expulso, vereador de Miracema consegue liminar e volta às sessões da Câmara