O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 23ª Promotoria de Justiça da Capital, reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 06, com representantes do Município de Palmas e da Câmara de Vereadores, com a finalidade de discutir possíveis danos à ordem urbanística decorrentes do funcionamento irregular do comércio ambulante em áreas públicas da capital.

A reunião foi conduzida pela Promotora de Justiça Kátia Chaves Gallieta e contou com a presença da vereadora Laudecy Coimbra; da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Palmas, Adriana de Almeida Lima e Silva, e do procurador-geral do Município de Palmas, Mauro José Ribas.

Gallieta explicou que o caso é alvo de um Inquérito Civil Público que objetiva apurar ocupação indevida de áreas públicas municipais, em especial Área Reservada ao Comércio de Ambulante (Arca) e a praça matriz em Taquaralto, para práticas destas atividades e buscar solução para os problemas identificados.

O inquérito visa verificar, especialmente, a situação da ocupação indevida da Arca de Taquaralto, bem como a ausência de infraestrutura, de segurança no local e a possível omissão do Poder Público municipal.

A secretária Adriana de Almeida disse que a pasta vem acompanhando o funcionamento do comércio popular de Taquaralto e que existe um esforço conjunto dos comerciantes e da secretaria para a regularização das atividades. Em relação à Arca, os representantes do Município citaram as ligações clandestinas de energia e também a existência de comerciantes trabalhando no local sem a permissão do Poder Público.

O Município destacou que há interesse também dos comerciantes que exercem estas atividades em resolver a situação e vislumbrou a possibilidade da celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Tocantins. No próximo dia 14, um novo encontro deverá discutir as cláusulas que possivelmente serão objeto do TAC. (Denise Soares)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCursos de Educação Alimentar e Nutricional acontecem, nesta semana, em Couto Magalhães e Goianorte
Próximo artigoLéo Barbosa parabeniza Polícia Militar pela Operação Hórus Divisa