O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) apresentou nesta quarta-feira, 09, um requerimento que solicita a realização de uma audiência pública no âmbito Comissão de Energia, Meio Ambiente e Turismo, para tratar sobre o uso múltiplo do Lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães – UHE do Lajeado.  A proposta tem como o objetivo de debater a regularização das praias, marinas, embarcações, dragas, flutuantes, bem como o uso do lago para a prática de pesca esportiva e na piscicultura.

Segundo Ayres, é de extrema importância que seja realizada essa discussão conjunta entre parlamentares, autoridades responsáveis e sociedade civil. O deputado acredita que todos juntos conseguirão traçar um projeto abrangente em todas as potencialidades do lago. “Precisamos garantir o uso sustentável do lago, devendo, para tanto, haver uma regulamentação das várias formas de utilização dos recursos naturais da área que tem uma imensurável valia econômica, ambiental e turística”, explicou.

O deputado também justificou que esse debate é necessário para que haja um caminho para a regularização na utilização das áreas do entorno e do próprio lago, visto que a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), responsável pela área já vem atuando na notificação e autuação de algumas situações, consideradas irregulares. “Essa reunião com todo mundo também é uma chance para que possamos ver a regularização para quem utilizar do entorno e do lago de uma maneira geral, ressaltou.

O lago da UHE de Lajeado

O lago formado pela usina hidroelétrica tornou-se um dos principais pontos turísticos do Estado. Com 170 km de extensão, profundidade média de 8 metros o represamento banha sete municípios: Palmas Porto Nacional, Lajeado, Miracema, Tocantínia, Brejinho de Nazaré e Ipueiras. Municípios esses que desenvolvem parte da sua economia através do turismo às margens do lago, com atividades de ecoturismo regional, por meio de programas de aventura, pesca esportiva, das praias, e a prática de esportes náuticos.

A regulamentação das várias práticas de lazer, esporte e atividade comercial visa promover desenvolvimento sustentável e preservação ambiental da região, tomando por ponto de partida o Plano De Conservação E Usos Múltiplos Do Reservatório Da Usina Hidroelétrica Luís Eduardo Magalhães – UHE Lajeado.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPreso no QCG, ex-governador Marcelo Miranda faz aniversário nesta quinta-feira, 10
Próximo artigoAssecad amplia para as 20 horas, o horário de acesso ao camping do Clube