AL-TO
AL-TO

Autora de requerimentos, projetos e iniciativas que valorizam a categoria e o setor da segurança no Tocantins, a deputada estadual Luana Ribeiro aprovou requerimento na Assembleia Legislativa para a realização de sessão solene em homenagem aos 30 anos das polícias Militar e Civil do Tocantins. O evento está marcado para 24 de outubro, às 15h, na sede do Parlamento estadual, em Palmas. “As polícias Civil e Militar são os pilares da segurança pública do Estado. Ao lado dos bombeiros militares, que realizam com bravura e dedicação o seu trabalho diário, protegem a sociedade”, argumenta Luana Ribeiro no requerimento, aprovado na Assembleia.

Luana destacou o profissionalismo, dedicação e o preparo dos profissionais. “Os valorosos servidores das polícias Militar e Civil do Tocantins são verdadeiros guerreiros. Eles exercem com amor sua missão, que é se doar em prol da segurança de todas as famílias tocantinenses. O Tocantins tem hoje alguns dos profissionais mais bem preparados do Brasil. Nada mais justo o reconhecimento por este trabalho árduo que todos desempenham no seu dia a dia”, complementou.

Polícia Civil

No requerimento apresentado pela deputada e aprovado pela Assembleia, é destacada o histórico e a atuação da Polícia Civil. “À Policia Civil dirigida por delegados de polícia de carreira, incumbe, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares. A função policial se funda nos princípios da hierarquia e da disciplina, sendo considerada serviço essencial da atividade persecutória, objetivando a preservação da ordem pública e da paz social”, relata a deputada no requerimento.

Ainda conforme o documento, Luana Ribeiro informa que a instituição foi criada em 1988, com o aproveitamento de policiais civis de Goiás. “Em 1991, foi realizado o primeiro concurso público para carreira policial, garantindo mais segurança jurídica para os atos processuais. Notadamente, o reconhecimento desta instituição foi confirmado por esta casa de Leis com a produção da Lei 1.654 em 06 de janeiro de 2015, a qual prevê o dia 21 de abril como sendo o dia dedicado ao policial civil”, destacou.

Polícia Militar

A história da PM também foi abordada no requerimento. Luana Ribeiro relembra que a Polícia Militar foi criada em 1º de janeiro de 1989, pelo então governador Siqueira Campos, oficializada pela Medida Provisória número 001, que definia a estrutura organizacional do Poder Executivo do recém-criado Estado do Tocantins. “Na época, um efetivo de 1.137 policiais do estado de Goiás, que atuava nesta região, optou por ficar no novo Estado. Em homenagem a esses pioneiros do Estado do Tocantins, foi inaugurado, em 21 de abril de 2005, o Monumento Histórico, no pátio do QCG – Quartel do Comando Geral, em Palmas, capital do mais novo Estado brasileiro”, citou a deputada no pedido da realização da sessão.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno do Estado cumpre em Brasília agenda voltada ao desenvolvimento do turismo
Próximo artigoComando de policiamento do interior visita batalhão da PM em Araguatins