Professores do Tocantins discutem abordagens na escola da temática saúde e meio ambiente

Educadores e técnicos das Diretorias Regionais de Educação (DREs) estão participando nesta segunda-feira, 9, e na terça-feira, 10, de oficinas pedagógicas sobre Saúde e Meio Ambiente nas Escolas, como parte da programação da 10ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz. As oficinas estão sendo realizadas no auditório da DRE de Palmas e conta com a participação de técnicos das Diretorias Regionais e representantes das escolas estaduais de Palmas, da Secretaria Municipal de Educação e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

As oficinas pedagógicas estão sendo ministradas por consultores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e representam um espaço de formação continuada, com carga horária de 12h, e o objetivo é contribuir com os educadores interessados em trabalhar as temáticas saúde e meio ambiente em sala de aula.

“Abordar os temas saúde e meio ambiente nas escolas proporciona uma ampliação do conhecimento dos estudantes e a formação de jovens protagonistas. É necessário discutir essas questões ambientais, tendo como foco a qualidade de vida, a prática da coletividade e o cuidado com o ambiente onde vivem”, ressaltou Patrícia da Silva Freitas, articuladora das oficinas da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes.

Para a educadora Ana Beatriz Baiocchi, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Liberdade, discutir esses temas na escola ajuda o aluno a aprenda a olhar o meio ambiente de forma mais ampla. “São dois assuntos interligados, veja o que está acontecendo na nossa cidade, com as queimadas ocorre o aumento do número de pessoas com problemas respiratórios. O meio ambiente precisa estar bem, para termos qualidade de vida”, frisou.

Da Fiocruz, estão em Palmas, Cristina Araripe, pesquisadora do Museu da Vida/Casa Oswaldo Cruz, Gabriel de Brito, produtor de cinema, de locação e de platô e Danielle Cabrini, pesquisadora da Fiocruz de Brasília. Cristina falou das oficinas e da importância de as escolas participarem das olimpíadas. “A escola precisa e muito falar de saúde e meio ambiente. Se não discutirmos a questão ambiental, não teremos saúde”, ressaltou.

A olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) é destinada a estudantes de escolas públicas e privadas, matriculados no 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio. O objetivo é promover o interesse dos alunos pela realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no país.

A olimpíada será realizada em três categorias, produção de texto, projeto de Ciências e produção audiovisual. Na apresentação dos trabalhos, os alunos poderão abordar temas como reciclagem, poluição, sustentabilidade e aquecimento global, entre outros.

Os projetos selecionados na etapa regional seguem para a etapa nacional, em que o professor e o aluno representante do trabalho premiado participarão da cerimônia de entrega de prêmios a ser realizada no Rio de Janeiro (RJ).

A olimpíada será realizada por meio de processos de seleção regional e estadual, pela Fiocruz, com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Destaque Tocantins

No ano passado, a professora Osita Nepomuceno e o estudante Gabriel Oliveira Fernandes, da Escola Estadual Vale do Sol, foram selecionados em 1º lugar na etapa regional, e foram ao Rio de Janeiro conhecer a Fundação Oswaldo Cruz e alguns pontos turísticos da cidade.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPreso acusado de esfaquear assessor da câmara de vereadores de Palmas
Próximo artigoPolícia do Tocantins recupera carga de 25 toneladas de alumínio avaliada em R$ 300 mil em Araguaína