O vereador Pedro Ribeiro de Souza (PPS-PA) acredita que os homossexuais estão sendo excluídos em vários segmentos em Marabá-PA, inclusive de emprego. Para tanto, ele pretende apresentar nos próximos dias um Projeto de Lei na Câmara Municipal estabelecendo cotas nas empresas de médio e grande porte do município para garantir a o trabalho para quem for Transexuais, Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, e Transgêneros.

O vereador também é a favor da realização de uma campanha na sociedade marabaense e nas escolas sobre tolerância e convivência, além da criação de “um dia de lutas” em Marabá. Segundo Pedro Souza, há relatos de intolerância aos integrantes do movimento LGBT também nos setores públicos e privados de Marabá. “Outro grave problema em nossa cidade é a prostituição de adolescentes homossexuais pela falta de oportunidades, impossibilitando que sejam inseridos no meio social e no mercado de trabalho”, diz.

Ainda da tribuna da Câmara, Pedro Souza apresentou um relatório sucinto sobre crimes recentes praticados contra homossexuais em Marabá, e disse o presidente do GGB (Grupo Gay da Bahia), Marcelo Cerqueira, há três soluções emergenciais para a erradicação dos crimes homofóbicos: educação sexual para ensinar à população a respeitar os direitos humanos dos homossexuais; aprovação de leis afirmativas que garantam a cidadania plena da população LGBT, equiparando a homofobia ao crime de racismo; exigir que a polícia e justiça investiguem e punam com toda severidade os crimes homo/transfóbicos e, finalmente, que os próprios gays, lésbicas e trans evitem situações de risco, não levando desconhecidos para casa e acertando previamente todos os detalhes da relação.

(Ulisses Pompeu)

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorRoseana viaja a 4 municípios da Região Tocantina nesta quarta e quinta-feira
Próximo artigo“Namorando” o PMDB, Kátia Abreu rompe com o Governo, Irajá é exonerado e Siqueira Campos sai enfraquecido