Assessoria de Imprensa reprodução

O estado do Tocantins conquistou a 5ª posição no Ranking de Qualidade das Informações Contábeis e Fiscais do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). O ranking, divulgado pelo Tesouro Nacional, destaca a eficácia da gestão financeira do Estado, assim como sua transparência e o compromisso com a integridade das informações.

Com 97,5% de acertos nas verificações, o Tocantins ganhou Nota A, tal como o selo de verificação, ficando nas primeiras posições juntamente com os estados de Goiás (99,5%), Rondônia (98,2%), Espírito Santo (97,8%) e Santa Catarina (97,6%).

“Essa conquista é o resultado de um esforço coletivo de nossa equipe governamental e dos servidores públicos do estado do Tocantins, que têm se empenhado em construir um cenário de responsabilidade fiscal e transparência em nossas finanças. Esse feito demonstra que estamos no caminho certo, trabalhando para garantir uma gestão pública eficiente e uma administração financeira sólida. Reafirmo o nosso compromisso em manter o Tocantins no rumo certo, com uma gestão pública responsável, eficiente e transparente”, avalia o governador Wanderlei Barbosa.

Para o secretário de Estado da Fazenda, Júlio Edstron, o estado do Tocantins demonstrou dedicação em manter informações precisas e transparentes, o que é crucial para a tomada de decisões informadas por parte dos governantes, investidores e cidadãos. “A posição do Estado no ranking representa a importância de uma gestão transparente e responsável das finanças públicas. Também coloca o Tocantins em uma posição de destaque no cenário nacional, reconhecendo sua capacidade de manter informações precisas e confiáveis para orientar políticas públicas e a população como um todo”, pontua o secretário.

Ranking Siconfi

O Siconfi é uma plataforma que tem se tornado cada vez mais importante para a gestão e a transparência das finanças públicas no país. Por meio dele, os estados podem enviar suas informações contábeis e fiscais, fornecendo uma visão abrangente e atualizada de suas condições financeiras.

Nesse contexto, o Ranking da Qualidade das Informações Contábeis e Fiscais do Siconfi ganha relevância como uma ferramenta para avaliar a fidedignidade e a confiabilidade das informações prestadas pelos estados. Esse ranking classifica os entes federativos com base na qualidade das informações enviadas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorBandeira já defendida pelo TRE-TO, participação indígena nas eleições ganha adesão de tribunais eleitorais do País
Próximo artigoQuer economizar energia elétrica no uso do ar condicionado? Confira as dicas da Agência de Metrologia