Foto: Governo do TO

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), concluiu 76% da obra da implantação da usina de energia fotovoltaica no Distrito de Irrigação Manuel Alves, localizado entre os municípios de Porto Alegre e Dianópolis, no sudeste do Tocantins.

O investimento do Estado para a construção da usina fotovoltaica é de R$ 6.170.000,00, e a expectativa é de que a geração da energia solar no Distrito agregue valor e promova a produção plena de fruticultura no projeto. Quando finalizada, a usina vai gerar 1.2 megawatts e a previsão é de que a obra esteja concluída em até 35 dias. “Os custos de energia para a produção dos alimentos no Distrito Manuel Alves terão uma redução significativa, quando a usina começar a gerar energia”, destaca o presidente da Ageto, Márcio Pinheiro Rodrigues.

A construção da usina fotovoltaica no Distrito Manuel Alves faz parte do Termo de Cooperação Operacional com força de Termo de Ajustamento de Condutas (TAC) assinado em julho 2023, entre o Distrito e o Governo do Tocantins, via Ageto. O objetivo do termo é ajustar a transferência da responsabilidade de manutenção econômica do projeto para a Associação do Distrito de Irrigação Manuel Alves, bem como o desenvolvimento de ações, visando ao aperfeiçoamento da viabilidade técnica.

Para o diretor de Gestão de Projetos e Irrigação e Drenagem da Ageto, Milton Luis Telles dos Santo Júnior, após a conclusão e a entrega da obra o Distrito estará em pleno funcionamento de todas as estações de energia, graças ao Termo de Cooperação Operacional.

Projeto Manuel Alves

Com infraestrutura para irrigação de 5 mil hectares, o Distrito Irrigado Manuel Alves é um grande polo de produção de frutas. No projeto, a área irrigável é dividida em 199 lotes para pequenos produtores e outros 14 são lotes empresariais, gerando cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos.

O projeto Manoel Alves produz, atualmente, cerca de 1,2 mil toneladas de frutas por mês, incluindo banana, manga, abacaxi, coco, maracujá, abóbora e melancia. O Distrito de Irrigação é exemplo na área de produção de fruticultura do Tocantins.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorQuer economizar energia elétrica no uso do ar condicionado? Confira as dicas da Agência de Metrologia
Próximo artigoDeputado Carlos Gaguim avança na política da Agricultura Familiar com PL 5826/2019