Foto: Félix Carneiro

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/TO) realiza vistoria na frota de transporte escolar a partir desta segunda-feira, 16, nos 139 municípios do Tocantins. A inspeção obrigatória prossegue até o dia 20 de novembro, com a finalidade de aumentar a segurança dos usuários e o respeito à legislação de trânsito.

A vistoria verifica se os veículos que prestam esse serviço estão em boas condições de circulação e documentação em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A inspeção também fiscaliza se os condutores apresentam Carteira Nacional de Habilitação (CNHs) na categoria adequada e curso especializado para condutores de transporte escolar.

Segundo o gerente de Fiscalização e Segurança do DETRAN/TO, Matorama Silva, durante a inspeção são observados itens de segurança, condições do veículo e documentação. “Entre eles, quantidade de cintos de segurança, extintores de incêndio, sistema elétrico, pneus e freios”, explicou.

Somente após rigorosa vistoria desse conjunto de itens e comprovação do cumprimento de todas as exigências, será entregue ao condutor o Termo de Autorização de Transporte Escolar, com validade de seis meses.

Para o presidente do DETRAN/TO, Cláudio Alex Vieira, esse trabalho tem extrema importância porque tem a finalidade de aumentar os níveis de segurança nesse segmento de serviço, tão fundamental par o desenvolvimento de uma sociedade. “Protegendo nossos alunos estamos garantindo um futuro melhor para nossa comunidade, sem falar das implicações para a garantia da prestação com qualidade, que influencia a segurança do trânsito como um todo”, afirmou.

Os condutores de transporte escolar são comunicados das datas em que acontecerão as vistorias em suas cidades pelas Prefeituras, pois o DETRAN/TO informa a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), a qual entra em contato com as administrações municipais, que tem a incumbência divulgar os dias de inspeção em cada município.

O Governo do Estado, através do DETRAN/TO, trabalha para reforçar a fiscalização nesse segmento de prestação de serviço visando garantir a segurança de estudantes e professores, além prezar pela qualificação de profissionais e veículos desse setor tão necessário para o desenvolvimento da sociedade tocantinense.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorModelo usará vestido inspirado no Capim Dourado para representar o Tocantins no Miss Mundo
Próximo artigoGovernador Mauro Carlesse e prefeito de Lagoa da Confusão debatem pavimentação da TO-255 inclusa no programa Tocando em Frente