No último dia 29 de junho de 2022, o Governo do Estado publicou no DOE N°6117 o índice de participação dos municípios, provisório referente ao ano de 2021 com aplicação em 2023. Além dos índices referentes a valor adicionado, quota igual, número de habitantes e área territorial, o IPM compreende o ICMS Ecológico dos municípios tocantinenses que resulta num maior repasse de recursos para as cidades que investem em políticas públicas voltadas a proteção ao meio ambiente. São políticas tais como conservação do solo, saneamento básico, controle de queimadas, unidades de conservação e territórios indígenas.
Dentre os 139 municípios do estado, o ranking deste ano foi liderado por Tocantinópolis em 1° lugar (0,79537), Tocantínia na vice liderança (0,59500) e Lagoa da Confusão ocupando o terceiro lugar (0,52182). Destaque no cenário nacional como 1° município do agronegócio no Tocantins, Lagoa da Confusão agora é destaque também na preservação do meio ambiente. Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente Maxwell Panta, “o resultado é fruto da seriedade do trabalho executado pela gestão municipal com aval do Prefeito Thiago Carlos, que têm dado todo o apoio à execução de políticas públicas nesse sentido. Para os cofres públicos é uma grande vitória, são mais recursos financeiros que serão utilizados em projetos ambientais, turismo sustentável e infraestrutura do município.”
Comentários do Facebook
Artigo anterior‘Maldade do prefeito’, Wagner Rodrigues aumenta para 14% contribuição do servidor aposentado; 11 vereadores votaram a favor do massacre   
Próximo artigoSobe para 142 o número de casos de varíola dos macacos