A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 13, o relatório elaborado pelo deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos/TO) ao projeto de lei 826/19, que cria o Programa Nacional de Vacinação em Escolas Públicas, com o objetivo de intensificar as ações de vacinação para alunos da educação infantil e do ensino fundamental. A proposta tem caráter conclusivo nas comissões e segue para análise do Senado Federal.
Ao defender a matéria, Ricardo Ayres citou dados do Ministério da Saúde, que comprovam a redução da cobertura vacinal em crianças e adolescentes. “Em 2021, o Brasil voltou ao patamar de 1987. A aplicação da tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) teve uma diminuição de 25% comparada a 2015”, observou o relator. “A aprovação desse projeto sinaliza avanços significativos na proteção da saúde das crianças e adolescentes brasileiros”, continuou.
“O ambiente escolar representa um grande aliado para o aumento da cobertura vacinal, seja na hora de apoiar as famílias sobre o calendário ou no próprio processo de vacinação. Busca-se eliminar as barreiras, garantindo que todos sejam devidamente protegidos”, disse Ayres.

O texto aprovado define que o programa envolverá os estabelecimentos públicos ou que recebam verbas públicas. No caso das instituições particulares, será necessária a manifestação de interesse. Os pais ou responsáveis deverão ser informados previamente sobre datas e horários de vacinação nas escolas.

“É uma vergonha que tenham líderes que sejam contra a vacinação, principalmente de nossas crianças. O Brasil já sofreu muito com isso. Não podemos colocar em risco o futuro das próximas gerações. A sociedade aguarda atentamente a votação do projeto no Senado, na esperança de que essa iniciativa seja amplamente apoiada pelos parlamentares”, concluiu.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDeputado Luciano defende criação de fundo para fortalecer agricultura familiar no Tocantins
Próximo artigoWiston Gomes se reúne com secretário do Turismo em busca de apoio para temporada de praias