A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 24, a Operação “Dia da Caça”, com objetivo de desarticular associação criminosa voltada para caça e pesca ilegais no Rio Tocantins e cidades em seus arredores.

Aproximadamente 50 Policiais Federais, com o apoio do IBAMA, cumprem 11 (onze) mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal de Palmas, nos Estados do Tocantins, Mato Grosso e São Paulo, além de 11 (onze) mandados de intimação policial.

A “Dia da Caça” é um desdobramento da operação “Curupira”, deflagrada em fevereiro de 2018, a qual identificou 15 envolvidos nos referidos crimes ambientais, resultando na prisão de alguns deles e na apreensão de 350 quilos de pescado, armas, petrechos e até restos de animais mortos.

Nesta nova fase, busca-se apurar a participação de outros envolvidos nos crimes contra a fauna, especialmente a caça de animais silvestres e pesca no período de defeso, mediante utilização de armas de fogo clandestinas e outros petrechos.

Os investigados poderão responder por crimes contra a fauna, associação criminosa e posse ou porte ilegais de arma de fogo, cujas penas somadas alcançam 13 (treze) anos de prisão.

O nome da Operação “Dia da Caça” faz referência à principal modalidade de crime investigado: caça ilegal.

A Polícia Federal ressalta que, em razão da situação de pandemia da COVID-19, foi planejada uma logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPIs a todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas, investigados e seus familiares.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEx-senador Ataídes Oliveira lança pré-candidatura a prefeito de Palmas nesta quinta-feira
Próximo artigoQuarteto é preso em Araguaína no momento em que arrombava porta de farmácia